Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Advogados evitam pagamento em duplicidade a Sindicato dos Engenheiros em São Paulo que ultrapassava R$ 9 milhões

    A Advocacia-Geral da União (AGU) evitou na 2ª Vara Federal de São José dos Campos, o pagamento indevido de R$ 9.369.580,01 ao Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. Os valores eram cobrados como reajustes salariais a associados referentes à aplicação da Unidade de Referência de Preços, dos meses de abril e maio de 1988.

    Mas, a Procuradoria Seccional da União em São José dos Campos (PSU/SJC), em São Paulo, demonstrou que a quantia já havia sido paga em uma ação de execução promovida na Justiça trabalhista, na qual constavam os mesmos funcionários.

    Os advogados da União também alegaram que permitir o prosseguimento de duas execuções que poderiam gerar pagamento em duplicidade, viola princípios importantes que dão sustentação ao Estado, tais como moralidade, justiça, razoabilidade, proibição do enriquecimento sem justa causa e preservação do patrimônio público.

    A 2ª Vara Federal de São José dos Campos concordou com os argumentos apresentados pela AGU e afastou o pagamento dos valores. Na decisão, o juízo reconheceu que se trata de duas execuções que têm causas idênticas quanto às partes, pedido e objetivo.

    A Unidade de Referência de Preços foi um mecanismo de correção salarial criado pelo Plano Bresser (1987) para repor perdas inflacionárias. Em 1989, o Plano Verão extinguiu a URP.

    A PSU/SJC/ é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

    Ref: Processo nº 0401090-95.1991.403.6103 - 2ª Vara Federal de São José dos Campos.

    • Publicações30288
    • Seguidores632711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogados-evitam-pagamento-em-duplicidade-a-sindicato-dos-engenheiros-em-sao-paulo-que-ultrapassava-r-9-milhoes/100044376

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)