Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Alvaro Dias propõe aumentar remuneração do FAT, FGTS e poupança

    O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) defendeu uma revolução nas remunerações do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e da poupança. Ele apresentou um projeto de lei sobre o tema e disse ter sido inspirado pelo ex-presidente do Banco Central Pérsio Arida.

    - Hoje, tais fundos fornecem recursos a baixo custo a apenas alguns grupos de eleitos. Em contrapartida, remuneram mal seus cotistas, ou seja, a massa de trabalhadores e poupadores brasileiros disse.

    Na avaliação do senador, o aumento das remunerações desses três instrumentos ajudará a reduzir as taxas de juros no país, melhorará a distribuição de renda e aumentará a poupança doméstica.

    - Para levar a taxa de juros Selic e também as taxas de juros ao consumidor para níveis compatíveis aos vigentes em outros países, é preciso reestruturar o sistema de canalização de poupança e direcionamento de crédito subsidiado, que ainda reflete o período de inflação elevada e de subdesenvolvimento do mercado financeiro e de capitais, além de ser um mecanismo de concentração da renda travestido de desenvolvimentista afirmou.

    Alvaro Dias explicou que seu projeto estabelece que a poupança será remunerada em 70% da taxa Selic e a mesma remuneração ocorreria no FGTS e no FAT, evitando perdas inflacionárias para os cotistas desses fundos.

    • Publicações30288
    • Seguidores632712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alvaro-dias-propoe-aumentar-remuneracao-do-fat-fgts-e-poupanca/100130149

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)