Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Ex-sócia de empresa executada não pode interpor embargos de terceiro

A ex-sócia de empresa executada, ainda que só tenha sido incluída no processo na fase de execução, é considerada parte no processo. Por isso não tem legitimidade para interpor embargos de terceiro, instrumento previsto no artigo 1.046 do CPC apenas para socorrer aquele que não for parte no processo e, ainda assim, tiver seus bens penhorados em processo judicial.

Sob esse fundamento, a 8ª Turma do TRT-MG manteve a decisão que, considerando a embargante parte ilegítima para interpor embargos de terceiro, extinguiu o processo sem resolução do mérito, nos termos do artigo 267, VI do CPC.

Segundo destacou o desembargador relator Fernando Antônio Viégas Peixoto, apenas nas hipóteses de não constar do título executivo, ou de não ter sido citado durante a execução, é que cabe ao sócio ou ex-sócio ingressar em Juízo na condição de terceiro embargante. Mas, no caso, nenhuma dessas situações socorre a ex-sócia, já que esta foi incluída no processo na fase de execução. Assim, caso ela quisesse se insurgir contra a decisão que deliberou pela sua inclusão no polo passivo da demanda, a medida processual adequada seriam os embargos à execução e não os embargos de terceiro, nos termos do artigo 884 da CLT.

(0001794-55.2011.5.03.0004 AIRR)

  • Publicações30288
  • Seguidores632708
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações79
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ex-socia-de-empresa-executada-nao-pode-interpor-embargos-de-terceiro/100351823

Informações relacionadas

Petição Inicial - TRT02 - Ação Recurso de Embargos de Terceiros - Ap

Marcela Bragaia, Advogado
Modeloshá 3 anos

Impugnação com pedido suspensivo da penhora - Exceção de Pré-Executividade

Marcela Bragaia, Advogado
Modeloshá 3 anos

Exceção de pré-executividade - Impenhorabilidade do Bem de Família

Dra. Joanne Anunciação, Advogado
Modelosano passado

impugnação ao incidente de desconsideração da personalidade jurídica

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)