Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Falsificação de assinatura em recibos gera indenização

Em decisão unânime, a 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) ratificou a decisão de 1º grau que condenou a Viação Verdun, empresa de transportes coletivos urbanos da cidade do Rio de Janeiro, a indenizar em R$ 10 mil uma empregada que teve a assinatura falsificada para que verbas de férias não fossem pagas.

A trabalhadora ajuizou ação trabalhista pleiteando o pagamento de férias de todo o pacto laboral em dobro e indenização por danos morais sofridos, ante a falsificação da assinatura em recibos de quitação.

Julgado procedente em parte o pedido, a empregadora recorreu ao 2º grau. Em seu recurso, alegou que a autora deixou de pleitear os supostos direitos por oito anos, desautorizando qualquer pretensão a título de danos morais e férias em dobro. Afirmou, ainda, que a trabalhadora mentiu para receber tal verba e que não demonstrou ter experimentado qualquer dor ou constrangimento que caracterizasse a aplicação do aludido dano.

Para o desembargador Gustavo Tadeu Alkmim, relator do acórdão, o argumento de que o passar do tempo fez desaparecerem a ilicitude e o prejuízo experimentado pela trabalhadora não guarda nenhuma correlação com os fundamentos da sentença impugnada. O magistrado assinalou que as constatações da perícia de que as assinaturas nos recibos de férias referentes a todo o pacto laboral não foram produzidas pela autora autorizam a cobrança formulada, uma vez que tais verbas não foram quitadas nas épocas corretas.

No que diz respeito ao dano moral em virtude da falsificação da assinatura nos recibos, o relator ressaltou que a conduta da empresa, além de extremamente grave, foi criminosa, conforme o art. 298 do Código Penal. Em conclusão, o colegiado confirmou a decisão de 1ª instância, afirmando que o constrangimento causado com a fraude nas assinaturas colocou em dúvida a honra da trabalhadora ao cobrar tal direito, restando compatível o valor de R$ 10 mil com o dano causado.

Nas decisões proferidas pela Justiça do Trabalho, são admissíveis os recursos enumerados no art. 893 da CLT.

  • Publicações30288
  • Seguidores632716
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações846
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/falsificacao-de-assinatura-em-recibos-gera-indenizacao/112229546

Informações relacionadas

Artigoshá 3 anos

"A transmissibilidade Mortis Causa do Direito a indenização por Danos Morais."

Correntista com assinatura falsificada é indenizado

Mariana Oliveira, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Pedido de Audiência de Conciliação (para inserir na petição inicial)

Wellington Trindade, Advogado
Artigoshá 3 anos

Fui vítima de um golpe e perdi dinheiro com isso, o que devo fazer?

Tribunal de Justiça de Goiás
Jurisprudênciahá 9 anos

Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - APELACAO CIVEL: AC XXXXX-83.2013.8.09.0044 FORMOSA

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)