Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TST confirma cabimento de intervalos para recuperação térmica, além do pagamento de adicional de insalubridade

    A 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) restabeleceu sentença do juiz Elton Antônio de Salles Filho, da 1ª Vara do Trabalho de Criciúma, condenando a Indústria Metalúrgica Santa Líbera ao pagamento de intervalos para recuperação térmica não concedidos ao ex-empregado que trabalhava sob uma temperatura de 28,5ºC. A divergência jurisprudencial estava na alegação da empresa de que o pagamento do adicional de insalubridade dispensaria o outro.

    Para os ministros eles detêm naturezas distintas. O intervalo para recuperação objetiva preservar a integridade física, mas não elimina o caráter de insalubridade a que fica exposto o empregado quando está trabalhando.

    A Norma Regulamentadora (NR) 15, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), determina um intervalo de meia hora a cada 30 minutos de trabalho. O autor trabalhava com outro funcionário, em sistema de revezamento, alternado com atividades leves na cabine de controle, na qual a temperatura é amena.

    A 4ª Câmara do TRT-SC havia afastado a condenação da metalúrgica entendendo que a obediência às exigências NR afastaria o direito ao intervalo. Não há obrigatoriedade de pagamento das pausas quando não concedidas, porquanto, acaso elas fossem concedidas, não haveria labor acima do limite de tolerância e, portanto, não teria o empregado direito à percepção do adicional. Ou seja, o empregado tem direito às pausas ou ao adicional, não aos dois. A norma não criou novos intervalos, apenas delineou os parâmetros para a aferição da insalubridade, diz o acórdão do Regional.

    Mas, para os ministros da 6ª Turma, a conclusão é análoga à da exposição do empregado ao agente insalubre que trabalha em câmaras frias, exposto a baixas temperaturas.

    Não cabe mais recurso da decisão, que está sendo agora executada.

    • Publicações30288
    • Seguidores632714
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações77
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-confirma-cabimento-de-intervalos-para-recuperacao-termica-alem-do-pagamento-de-adicional-de-insalubridade/113607076

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)