Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Motorista que foi vítima de “lista negra” vai receber indenização por danos morais

As empresas Charles Transporte e Turismo Ltda e a Transporte Coletivo Brasil Ltda foram condenadas a indenizar ex-motorista por passarem informações de referência desabonadoras sobre ele. A decisão é da Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), que entendeu que o ato de prestar informações desabonadoras de ex-empregado, pelo fato de ter ajuizado ação trabalhista, tem o objetivo de fraudar a lei e coibir trabalhadores de buscarem a Justiça para assegurarem seus direitos.

O empregado alega que foi incluído em uma lista negra por ter ajuizado reclamação trabalhista contra a empresa após o término do contrato e que tal fato foi provado por gravação telefônica. Ele declarou que passou a desconfiar disso pela dificuldade que estava tendo em conseguir emprego na sua função de motorista. No entanto, na sentença, o juiz negou a indenização por danos morais e materiais, sob o fundamento de que a prova produzida sobre a existência de lista negra seria frágil.

Conforme os autos, em outubro de 2012, o trabalhador pediu a uma amiga para ligar na empresa Chales Transporte para pedir informações suas, tendo gravado a conversa e confirmado que foram passadas informações desabonadoras de sua pessoa com o propósito de barrar sua contratação.

No processo, a empresa admitiu a veracidade da gravação e que prestou informações desabonadoras. Entretanto, contestou dizendo que inexistiram ofensas ao trabalhador no fato de alertar que o mesmo faltou com a verdade quanto ao seu vício de fumar e apresentou excessivo número de atestados médicos. A empresa também alegou que a gravação telefônica é ilícita porque o motorista forjou prova usando terceiros com o objetivo de receber vantagens pecuniárias, além de não ter sido transcrita por perito nomeado pelo juiz.

Analisando o caso, o relator do processo, desembargador Gentil Pio, afirmou que a ilicitude e admissibilidade da gravação telefônica apresentada tornaram-se irrelevantes diante da confissão da empresa de ter feito declarações desabonadoras. Para o desembargador, a empresa abusou de seu direito, ferindo a dignidade do autor e dificultando que ele conseguisse um posto de trabalho ara suprir as suas necessidades e de sua família. Logo, a reclamada (empresa) está obrigada a reparar os danos, daí decorrentes, sofridos pelo reclamante, consoante os artigos 186, 187 e 927 do CCB.

Responsabilidade solidária

No processo, o motorista pediu a responsabilidade subsidiária de duas empresas. Ele disse que havia sido contratado pela empresa Charlles Transporte e Turismo Ltda, mas a CTPS havia sido anotada pela Transporte Coletivo Brasil Ltda. Segundo o trabalhador, as empresas terceirizavam serviços entre si, e ambas se beneficiavam de sua mão de obra.

Analisando os autos, o desembargador-relator, Gentil Pio de Oliveira, ressaltou que a segunda empresa não compareceu à audiência inicial e a primeira empresa não contestou a existência do alegado grupo econômico. Assim, a Turma reformou a sentença também nesse sentido, para declarar a responsabilidade da 2ª empresa no caso.

Dessa forma, as duas empresas foram condenadas solidariamente ao pagamento de R$ 5 mil de indenização por danos morais.

Processo: RO 0002170-93.2012.5.18.0002

  • Publicações30288
  • Seguidores632712
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações410
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/motorista-que-foi-vitima-de-lista-negra-vai-receber-indenizacao-por-danos-morais/114388611

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação de Cobrança c/c Obrigação de não Fazer e Danos Morais - Procedimento do Juizado Especial Cível

Luciana Zavattiere Cardoso Batata, Advogado
Artigoshá 3 anos

Fui Bloqueado ou Restringido na Gerenciadora de Risco, e Agora?

Petição Inicial - TJMG - Ação de Cobrança c/c Obrigação de não Fazer e Danos Morais - [Cível] Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Expresso Nacional e Suzano Papel e Celulose

Ricardo Matos, Motorista de Ônibus Rodoviário
Notíciashá 10 anos

Motorista que foi vítima de “lista negra” vai receber indenização por danos morais

Edimar Merotti Rodrigues, Advogado
Artigosano passado

Lei das Estadias

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)