Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Ex-estagiária é presa por fraude contra a Previdência

A Força-Tarefa Previdenciária, composta pela Polícia Federal, Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (21), a Operação Lewinsky, com a finalidade de combater a prática de fraudes contra a Previdência Social na capital mineira.

O prejuízo aos cofres públicos identificado foi de R$ 200 mil, podendo chegar a R$ 20 milhões. O montante representa a concessão fraudulenta dos benefícios previdenciários de pensão por morte, aposentadorias por idade e por tempo de contribuição.

Foram cumpridos três mandados judiciais, sendo dois de busca e apreensão e um de prisão preventiva nas regiões oeste e central de Belo Horizonte.

As investigações demonstraram que uma ex-estagiária do INSS investigada em diversos inquéritos policiais e já condenada em duas ações penais, pela prática de estelionato em detrimento da Previdência Social continuava a agir em Belo Horizonte e tentava difundir sua atuação pelo interior do estado. Mediante pagamento, ela aliciava interessados em obter aposentadorias junto ao INSS e fornecia a eles documentos contendo vínculos empregatícios falsos.

A estelionatária foi encaminhada ao presídio, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal. Responderá pelos crimes de uso e falsificação de documentos, além de estelionato qualificado. Com a continuidade das investigações, serão instaurados inquéritos policiais específicos para cada aposentado beneficiado pelo esquema.

Participaram da operação oito Policiais Federais e dois servidores do Ministério da Previdência Social.

  • Publicações30288
  • Seguidores632712
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações277
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ex-estagiaria-e-presa-por-fraude-contra-a-previdencia/152980024

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)