Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Confirmada justa causa de recepcionista por ofensas raciais a um prestador de serviço

A juíza Roberta de Melo Carvalho, na 6ª Vara do Trabalho de Brasília, confirmou a demissão por justa causa de uma recepcionista da Strong Fit Academia, localizada na Região Administrativa de São Sebastião (DF). A decisão da magistrada levou em conta as provas testemunhais, as quais comprovaram que a trabalhadora dirigiu ofensas raciais e agrediu verbalmente um prestador de serviço da academia, na presença de alunos e outros empregados.

De acordo com os autos, em uma discussão com o prestador de serviço, a recepcionista o chamou de macaco e negro fedido. Conforme depoimento de testemunhas, a trabalhadora foi agressiva e, aos berros, proferiu xingamentos com palavras de baixo calão. Para a juíza responsável pela sentença, a conduta da empregada é inadmissível no ambiente de trabalho ou em qualquer outro local.

Xingamentos, até mesmo em tons de brincadeira, o que não ocorreu neste caso, não devem ser permitidos, pois as pessoas precisam respeitar umas às outras em face do princípio da dignidade da pessoa humana e atitudes como essa não devem ser toleradas em sociedade, observou a magistrada, que apontou a existência de autoria, tipicidade e culpa da recepcionista no caso.

Para a juíza Roberta de Melo Carvalho, nesta situação, não há necessidade de gradação de penalidades, pois o ato foi grave o suficiente a autorizar o desligamento da empregada. No caso em análise, o conjunto probatório dos autos revelou, de forma clara e incontestável, a existência de todos os elementos necessários para respaldar a aplicação da medida mais severa de disciplina pelo empregador em vista a conduta repudiável da reclamante, concluiu.

(Bianca Nascimento / Áudio: Isis Carmo)

Processo nº 0000395-82.2014.5.10.006

  • Publicações30288
  • Seguidores632719
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações31
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/confirmada-justa-causa-de-recepcionista-por-ofensas-raciais-a-um-prestador-de-servico/156321728

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)