Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Idade para isenção de imposto de renda sobre rendimentos da previdência social poderá ser reduzida de 65 para 60 anos

    A idade para isenção do Imposto de Renda (IR) que incide sobre aposentadoria e pensão, transferência para a reserva remunerada ou reforma, pagos pela previdência social, poderá ser reduzida de 65 para 60 anos. A isenção deverá estar limitada a R$ 1.434,59. É o que estabelece projeto (PLS 187/04) do senador César Borges (PR-BA), aprovado por unanimidade, nesta terça-feira (2), pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.

    Na justificativa da matéria, César Borges aponta que a isenção parcial hoje prevista na legislação do imposto de renda dirige-se ao beneficiário de aposentadoria e pensão que tenha ultrapassado os 65 anos de idade e tem por objetivo auxiliá-lo nas necessidades da terceira idade. O senador lembra que o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.471 de 2003) elegeu como parâmetro a idade de 60 anos e que não tratou da isenção fiscal por que o tema exige lei específica e exclusiva, segundo determina a Constituição. César Borges argumenta que não faz sentido a existência de um parâmetro de idade para fins fiscais e outro para os demais fins.

    • Publicações30288
    • Seguidores632711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/idade-para-isencao-de-imposto-de-renda-sobre-rendimentos-da-previdencia-social-podera-ser-reduzida-de-65-para-60-anos/2100884

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)