Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    União pode responder por verba trabalhista

    A 2ª Turma de Julgamento do TRT reformou parcialmente a decisão da 1ª Vara de Teresina, mas manteve condenação para pagamento, entre outras verbas, de salário atrasado, devido a pedreiro que prestou serviços terceirizados no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. A obrigação é da empresa LB Engenharia (MG), e, subsidiariamente, da União.

    A sentença da juíza Thânia Maria Bastos, titular da 1ª Vara de Teresina, entendeu que o operário foi demitido pela empresa sem justa causa e sem receber verbas rescisórias. Assim, o TRE Piauí, por meio da União, foi considerando responsável pela dívida trabalhista, caso a empresa não cumpra a determinação judicial.

    A União recorreu da sentença, mas o relator do processo no TRT, desembargador Fausto Lustosa Neto, votou por manter a obrigação do Tribunal Eleitoral e excluir apenas a indenização por danos morais.

    Com essa decisao, o TRT Piauí segue entendimento do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que determina obrigação do Poder Público em fiscalizar a inadimplência trabalhista da empresa contratada, sob pena de responsabilização subsidiária. O voto do relator foi seguido por unanimidade.

    Processo não contém provas de fiscalização

    Ao analisar o recurso, o relator defende que os autos do processo não contêm provas de vistorias diárias ou relatórios mensais que atestem o cumprimento das obrigações trabalhistas, o que enseja a conclusão de que tais documentos deixaram de ser apresentados por não terem sido adequadamente produzidos, havendo culpa da Fazenda Pública.

    Verbas devidas

    Entre as verbas trabalhistas, o pedreiro receberá: aviso prévio indenizado; salário de março de 2013 e saldo de salário do mês de abril de 2013; férias proporcionais; 13º salário proporcional; FGTS não depositado; multa de 40% sobre o FGTS; indenização do seguro-desemprego. A instituição deve ainda retificar a CTPS do empregado.

    Processo: 2093-42 / 2013
    • Publicações30288
    • Seguidores632711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uniao-pode-responder-por-verba-trabalhista/218335185

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)