Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Construtora de São Paulo é condenada por débitos trabalhistas de empresa terceirizada no Piauí

    A Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região - Piauí (TRT/PI) manteve a condenação da Atua Construtora e Incorporadora S/A, empresa de São Paulo, por débitos trabalhistas da Tota P Empreiteira de Mão de Obra que foi terceirizada para prestar serviços em São Raimundo Nonato, no semi-árido piauiense.

    A construtora paulista havia recorrido ao TRT/PI na tentativa de se desvencilhar da sentença da Vara do Trabalho de São Raimundo Nonato, proferida pelo juiz Delano Serra Coelho. No recurso, argumentou a incompetência da Justiça do Trabalho do Piauí de julgar o caso, uma vez que a sede da empresa fica em São Paulo; sustentou que o pagamento das verbas rescisórias é de responsabilidade exclusiva da Tota P Empreiteira de Mão de Obra, que contratou os empregados; e alegou que houve cerceamento de defesa, uma vez que o caso foi julgado à revelia, violando o contraditório e a ampla defesa.
    Mas, para o relator do processo no TRT/PI, desembargador Fausto Lustosa Neto, os argumentos da empresa não se sustentam. Explica que o artigo 651 da Consolidação das Leis do Trabalho deve ser interpretado à luz do princípio protetor, extraindo-se da ilação o objetivo da norma que procura facilitar a produção de provas para o trabalhador, sem desconsiderar o acesso ao Judiciário.

    Como o trabalhador autor da ação mora em São Raimundo Nonato, sendo, economicamente, a parte mais frágil do processo, é legítimo que ele acione a Justiça do Trabalho na localidade que tenha melhores condições de demandar. O desembargador citou, inclusive, a Súmula 19 do TRT/PI, que pacifica essa questão no Tribunal.

    O desembargador Fausto Lutosa Neto esclareceu ainda que não houve cerceamento de defesa, uma vez que a construtora designou para a audiência uma preposta, ainda que ela não tenha sido aceita pelo Juiz, já que não era empregada e tampouco conhecia a empresa em questão, contrariando a Súmula 377 do TST, que exige do preposto a condição de empregado. Além do mais, destacou o desembargador, a empresa protocolou contestação e exceção, configurando defesa técnica.

    Ao voltar para a análise do foco da sentença, o desembargador argumentou que a declaração de responsabilidade subsidiária tomou como base a existência de terceirização de mão de obra em atividade-fim, cuja premissa não foi desconstituída por nenhuma prova em contrário, caracterizando a terceirização ilegal.

    Citou a Súmula 331 do TST que considera ilegal a contratação de trabalhadores por empresa interposta - o que caracteriza a terceirização ilegal, além da Orientação Jurisprudencial 191 da respectiva Seção de Dissídios Individuais 1, que respalda a condenação de sub-empreitada firmada entre construtoras.

    Dessa forma, o desembargador Fausto Neto votou pela manutenção da condenação, e fez questão de destacar a construtora paulista é beneficiária dos serviços prestados pelo trabalhador que ajuizou a ação, não podendo ser alijada dos encargos originados do trabalho do qual se utilizou.

    O voto do relator foi acompanhado por unanimidade pelos demais integrantes da Segunda Turma do TRT/PI, mantendo a sentença da Vara do Trabalho de São Raimundo Nonato que condenou a Atua Construtora e Incorporadora S/A e a Tota Empreiteira P Empreiteira de Mão de Obra ao pagamento de aviso prévio indenizado; 13º salário e férias proporcionais; indenização substitutiva do seguro-desemprego, correspondente a três cotas; multa do art. 477 da Consolidação das Leis Trabalhistas; e horas extras, tendo em vista a jornada desempenhada das 7 às 17 horas, de 2ª-feira a sábado, com 1 hora de intervalo, mais repercussões.

    Ordenou, ainda, o depósito do FGTS somado aos 40%, sob pena da obrigação em pagamento direto. E determinou que a empresa retifique a CTPS do trabalhador, a fim de que conste a admissão em 1º/04/2012, com o salário de R$ 2.000,00, e demissão em 30/09/2012.

    PROCESSO: 0186-83.2014.5.22.0102

    • Publicações30288
    • Seguidores632707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/construtora-de-sao-paulo-e-condenada-por-debitos-trabalhistas-de-empresa-terceirizada-no-piaui/218372312

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)