Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    José Bezerra Júnior defende unificação dos regimes previdenciários brasileiros

    O senador José Bezerra Júnior (DEM-RN) afirmou nesta quarta-feira (20) que ambos os regimes previdenciários brasileiros apresentam déficits bilionários. Para ele, a única saída seria a unificação do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), este último exclusivo para servidores públicos.

    Apenas em 2009, informou o senador, o Tesouro Nacional desembolsou R$ 47 bilhões para cobrir o rombo da previdência dos servidores públicos, o RPPS, e mais R$ 43 bilhões para cobrir o déficit do regime geral, o RGPS. O problema é que o regime geral atende mais de 25 milhões de aposentados e pensionistas, enquanto o regime do setor público atende cerca de 1 milhão de aposentados e pensionistas.

    - Assim, pelo segundo ano consecutivo, o déficit da previdência dos servidores públicos superou o saldo negativo apurado pelo regime dos aposentados do Instituto Nacional da Seguridade Social, o INSS - disse.

    Para o senador, o Brasil precisa concretizar o que a Constituição de 1988 prevê, ou seja, a unificação dos regimes previdenciários, igualando as regras de aposentadorias e pensões dos servidores públicos com as que vigoram para os trabalhadores do setor privado.

    - Sem essa reforma nenhum governo conseguirá folga no orçamento para atender às eternas demandas, como educação, saúde, segurança, infraestrutura. Sem isso a sociedade vai viver eternamente reclamando a respeito desses itens importantes que fazem o tripé da democracia e de todo governo - avaliou.

    José Bezerra também sugeriu que a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realize audiência pública com representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para que os senadores fiquem mais a par do assunto.

    Em apartes, os senadores João Faustino (PSDB-RN) e Augusto Botelho (sem partido-RR) elogiaram o pronunciamento do colega e disseram que o debate sobre a Previdência Social brasileira precisa ser aprofundado.

    • Publicações30288
    • Seguidores632714
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações108
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jose-bezerra-junior-defende-unificacao-dos-regimes-previdenciarios-brasileiros/2428170

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)