Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    INSS antecipa pagamento e adianta renda mensal para 4,7 mil segurados de Ipiranga (PR)

    Os 4.711 segurados da Previdência Social que recebem ou residem no município de Ipiranga (PR) – que se encontra em estado de calamidade pública – terão o pagamento de benefícios antecipados e poderão solicitar o adiantamento de um valor mensal, a ser devolvido em 36 parcelas, sem juros nem correção monetária (leia abaixo). A Portaria nº 13/2015, do ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, com a autorização está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (19).

    Trabalhadoras e trabalhadores residentes no município paranaense também poderão sacar até R$ 6.220,00 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Para que isso ocorra, é necessário que a prefeitura indique à Caixa Econômica Federal as áreas afetadas. “É fundamental que o prefeito procure a Caixa para indicar os bairros e localidades atingidos e garantir que o trabalhador consiga retirar o FGTS com rapidez”, alerta o ministro Rossetto, que preside o Conselho Curador do FGTS. Feita a indicação, em 15 dias o saque estará liberado.

    “Essas medidas visam minorar o sofrimento dos milhares de trabalhadores e trabalhadoras que ficam ao desabrigo e ao desamparo, em virtude das fortes chuvas”, afirma o ministro, que neste domingo (18) visitou os municípios de Eldorado do Sul, Sapucaia do Sul e Canoas, atingidos pelas enchentes na região metropolitana de Porto Alegre.

    Previdência – Os segurados do INSS do município de Ipiranga (PR) terão os benefícios da competência de novembro antecipados para o primeiro dia de pagamento. No total, serão antecipados R$ 2,129 milhões.

    Além disso, os segurados podem solicitar a antecipação de uma renda mensal, exceto aqueles que recebem benefícios temporários como auxílio-doença e salário-maternidade. Em Ipiranga, mais de 95% dos segurados poderão fazer a opção, e os descontos começam a ser realizados na folha de pagamento a partir do terceiro mês seguinte ao da opção.

    A formalização da solicitação da antecipação poderá ser feita no banco em que o segurado recebe o pagamento, sem necessidade de ir a uma Agência da Previdência Social. O direito de opção estará disponível a partir de 24 de novembro.

    Os segurados terão 60 dias para fazer o pedido. Aqueles que fizerem a solicitação na agência bancária ou nos terminais de autoatendimento dos bancos que oferecem este serviço terão o crédito liberado imediatamente. Já os que fizerem a opção em um correspondente bancário terão o dinheiro liberado após cinco dias úteis.
    • Publicações30288
    • Seguidores632720
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inss-antecipa-pagamento-e-adianta-renda-mensal-para-4-7-mil-segurados-de-ipiranga-pr/245929343

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)