Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Empregadores rurais foram autuados no Ceará por manter trabalhadores sem registro

    Trabalhadores sem registro, ausência de Equipamento de Proteção Individual (EPI), falta de abrigo para proteção de intempéries durante as refeições e manutenção de menor de 16 anos em trabalhos insalubres estão entre as irregulares que auditores fiscais do Trabalho encontraram numa fazenda, no interior do Ceará. Durante três ações realizadas pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), foram localizados 25 trabalhadores rurais mantidos sem registro e em condições de trabalho precário.

    Em Russas, a fiscalização coordenada por auditores do Ministério do Trabalho e Previdência (MTPS), autuou a Fazenda Juremal por manter cinco trabalhadores sem registro, realizando corte de lenha. Os fiscais determinaram o depósito imediato de R$ 2,5 mil, referente ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e autuaram o empregador não fornecer instalações sanitárias aos trabalhadores e equipamentos e ferramentas adequadas ao trabalho, de forma gratuita.

    Outros dez trabalhadores rurais, sem registro, foram alcançados no município de Morada Nova, na Fazenda Lagoa do Novilho, atuando na extração de madeira em floresta nativa. Cinco autos de infração foram lavrados contra o empregador que também deixou de fornecer EPI e ferramentas adequadas ao trabalho, abrigos que protegessem os trabalhadores das intempéries durante as refeições e instalações sanitárias.

    Em Canindé, no Assentamento Nova Conquista, dez trabalhadores que não tinham registro foram formalizados. O empregador foi atuado a pagar R$ 1,5 mil a um menor de 16 anos, mantido em atividade perigosa. Também foi constatada a falta de EPIs, ferramentas adequadas ao trabalho, abrigos para proteção durante as refeições e a falta de instalações sanitárias para os trabalhadores.

    O Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), ligado à Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTPS), é formado por auditores fiscais do MTPS, policiais federais e procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT).
    • Publicações30288
    • Seguidores632711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregadores-rurais-foram-autuados-no-ceara-por-manter-trabalhadores-sem-registro/266290994

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)