Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara concede indenização para trabalhador demitido por justa causa após ser acusado de furto

    Pouco mais de três anos depois de trabalhar para a empresa, uma usina de açúcar na região de Olímpia, onde exercia a função de mecânico automotivo, o trabalhador foi demitido por justa causa, acusado de furto. A acusação de crime, do qual o trabalhador teria sido coautor, não partiu da empresa onde ele trabalhava, mas de um terceiro.

    Segundo consta dos autos, a empresa vinha se queixando de problemas de furto de defensivos agrícolas, especificamente um veneno denominado Regente, de alto custo comercial. Em diligências investigativas, a Polícia Militar abordou um veículo conduzido pelo terceiro e encontrou os aludidos produtos no interior do automóvel. O terceiro teria confessado que os defensivos agrícolas eram produtos de furto e apontou mais dois coautores, um deles o reclamante, cuja participação teria sido a retirada clandestina dos produtos do local de trabalho.

    Todas as partes envolvidas foram presas, inclusive o reclamante, lavrando-se auto de prisão em flagrante delito. Instaurado o inquérito e ouvido um representante da reclamada, este esclareceu que os produtos apreendidos em poder do terceiro não eram de propriedade da empresa. O Ministério Público, entendendo não haver elementos suficientes a desencadear ação penal em face dos indiciados, requereu o arquivamento do inquérito policial.

    A empresa admitiu que dispensou o autor por justa causa em razão da conduta criminosa atribuída a ele. Diante da gravidade dos fatos, entendeu que foi quebrada a relação de confiança, não tendo outra opção a não ser demitir o obreiro por justa causa. A justa causa foi revertida na Justiça do Trabalho, mas o trabalhador entendeu que merecia mais pelo constrangimento por que passou, especialmente no seu meio familiar, profissional e social, e decidiu buscar na Justiça do Trabalho indenização por danos morais.

    Na Vara do Trabalho de Olímpia, o juízo entendeu que não pode prosperar a pretensa indenização, primeiro porque a acusação falsa de crime não partiu da reclamada e, também, porque esta não teve qualquer participação na prisão do obreiro. A sentença reconheceu que a acusação, acompanhada de prisão, causou muito desgaste emocional para o reclamante, haja vista as graves repercussões que fatos dessa natureza produzem na vida de qualquer cidadão, mas mesmo assim julgou improcedente a ação.

    Na 6ª Câmara do TRT, que julgou o recurso do trabalhador, a relatora do acórdão, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, entendeu justamente o contrário do juízo de primeira instância e salientou que prospera a pretensão recursal. O acórdão destacou que tão logo ficou ciente da prisão do reclamante, a reclamada não titubeou, aplicando ao autor a pena de dispensa por justa causa. A decisão considerou que a empresa agiu de forma imprudente, pois o reclamante, naquele momento, encontrava-se na qualidade de acusado, e não de condenado, o que, em outras palavras, na visão da reclamada, o reclamante é culpado até que se prove o contrário. O acórdão afirmou ainda que a conduta precipitada da reclamada fica ainda mais evidente diante do arquivamento do inquérito policial.

    Com esse argumento, a decisão colegiada ressaltou que não há dúvidas de que houve ofensa aos direitos da personalidade do reclamante, o que importou em agressão à sua honra e dignidade. As próprias testemunhas inquiridas revelaram que a dispensa e prisão do reclamante foram amplamente comentadas pelos demais trabalhadores.

    A Câmara concluiu que, nesse caso, estão preenchidos os requisitos caracterizadores da responsabilidade civil (dano, nexo de causalidade e culpa artigo 186 do Código Civil), e por isso a indenização por danos morais é medida de rigor, como forma de compensação pela dor e sofrimento íntimos causados ao obreiro. O colegiado arbitrou indenização de R$ 20 mil, montante este que atende aos critérios de moderação e razoabilidade e satisfaz à sua dupla finalidade: é suficiente para servir de lenitivo à dor do reclamante e, ao mesmo tempo, expressivo o bastante como medida de sanção à reclamada. (Processo 0042300-90.2009.5.15.0107)

    • Publicações30288
    • Seguidores632712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações92
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-concede-indenizacao-para-trabalhador-demitido-por-justa-causa-apos-ser-acusado-de-furto/2699909

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)