Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara nega justiça gratuita a entidade beneficente

    A Associação Hospitalar Beneficente de Maracaí agravou da decisão da 2ª Vara do Trabalho de Assis, que negou processamento ao seu recurso ordinário (RO). O juízo de primeira instância entendeu que houve deserção, uma vez que faltaram dados importantes no preenchimento da guia por meio da qual foram pagas as custas processuais.

    Em sua defesa, a reclamada pediu a concessão dos benefícios da justiça gratuita, a concessão de efeito suspensivo ao agravo e o destrancamento do RO. No entanto, a partir do voto da relatora do acórdão, juíza convocada Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti, a 6ª Câmara do TRT negou a concessão do benefício da justiça gratuita e ressaltou, em primeiro lugar, que o recurso ordinário foi denegado porque a guia de custas não continha as informações relativas ao processo ao qual se vincula. Em segundo lugar, o acórdão salientou que a associação recolheu o depósito recursal, no importe de R$ 5.621,90, e seria um contrassenso deferir-lhe os benefícios da justiça gratuita para dispensá-la do recolhimento de custas, quando os elementos dos autos apontam para a sua capacidade econômica em recolhê-las, mesmo que ela tenha alegado ser sociedade beneficente, juntando certidão do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

    O acórdão também não deferiu o pedido de efeito suspensivo do agravo, uma vez que a sentença ainda não transitou em julgado, inexistindo nela qualquer comando para que seja cumprida antes deste momento. E acrescentou que inexiste amparo legal para que o agravo de instrumento tenha esse efeito.

    Por fim, o acórdão manteve a decisão de primeira instância, afirmando que o recurso ordinário não merece ser destrancado, já que o preenchimento da guia de custas se encontra manifestamente deficiente, na medida em que não indica o número do processo, a Vara de origem e tampouco o nome do reclamante. No entendimento da Câmara, isso torna impossível a vinculação do recolhimento ao presente feito. Por isso, o colegiado decidiu que não foi atendido o pressuposto objetivo de admissibilidade do apelo inserto no artigo 789, parágrafo 1º, da CLT.

    O acórdão frisou ainda que as questões processuais, em geral, e as do Direito do Trabalho não fogem à regra. Conduzem ao entendimento de que devem ser observados, no processo, aspectos formais mínimos, sob pena de o Judiciário ampliar sua competência, ao sanar omissões e/ou assumir atribuições as quais seriam de exclusiva alçada das partes. E lembrou que o preparo recursal é de única e exclusiva responsabilidade da parte, que é a responsável por sua oportuna e escorreita comprovação, satisfazendo o pressuposto objetivo de admissibilidade do apelo, em conformidade com o dispositivo legal. (Processo 0136800-72.2009.5.15.0100)

    • Publicações30288
    • Seguidores632715
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações70
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-nega-justica-gratuita-a-entidade-beneficente/2851924

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)