Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    "Pejotização" - Construtora condenada por dano moral

    Um ex-empregado de empresa da construção civil teve reconhecido o vínculo empregatício, incluindo um período de dois anos quando trabalhou através de pessoa jurídica que constituiu para continuar no emprego. Na sentença, o juiz Átila Da Rold Roesler, em atuação na 7ª Vara do Trabalho de Cuiabá, também condenou a empresa por dano moral.

    O trabalhador alegou na ação que fora contratado como assistente de vendas em junho de 2005, mas que em novembro do mesmo ano foi solicitado a continuar prestando serviço à empresa através de pessoa jurídica. O tipo de relação é conhecido no meios jurídicos como "pejotização", uma referência à constituição de pessoa jurídica (pj). Em janeiro de 2008, voltou à condição de empregado como corretor de imóveis, situação que ficou até maio de 2011, quando foi demitido.

    A empresa contestou a ação dizendo que partiu do empregado a opção de constituir pessoa jurídica para prestar serviços autônomos e juntou documentos comprovando as suas alegações.

    Para o juiz, pouco importa a comprovação da prestação de serviço por meio da pessoa jurídica, o que vale mesmo é a realidade fática, que é a ocorrência da prestação do serviço de trabalhador, ainda que disfarçado com outro rótulo. Desconsiderou ainda o magistrado, a existência de notas fiscais emitidas a outra empresa, uma vez que a exclusividade não é requisito para comprovação da relação de emprego.

    Assim, o juiz reconheceu a unicidade contratual, ou seja, o período laborado pelo trabalhador deve ser considerado como contrato único, excluindo-se apenas o direito a verbas relativas a período anterior a 06.09.2006, em razão da prescrição qüinqüenal.

    Como efeito do reconhecimento do contrato único, foram considerados procedentes os pedidos de diferença nas comissões, férias, 13ª salário, horas extras e FGTS.

    Danos morais
    O trabalhador também requereu a condenação da empresa por danos morais por descumprimento da legislação trabalhista, por ter sido coagido a constituir pessoa jurídica.

    A reclamada contestou dizendo não haver provas da ilicitude e da culpabilidade da empresa nessa conduta.

    Para o juiz, o Código Civil de 2002 passou a considerar que o abuso de direito também pode se considerado como fundamento para ensejar reparação de danos causados ao trabalhador. No caso, por contratar o trabalhador como pessoa jurídica, não lhe permitiram usufruir dos direitos trabalhistas que a lei assegura.

    Assim, entendeu que as atitudes patronais ofenderam a dignidade do empregado, sendo cabível a indenização por danos morais. Levando em consideração a capacidade econômica da empresa, arbitrou o valor da indenização em 15 mil reais.

    Trata-se de decisão de 1º grau, sujeita a recurso ao Tribunal.

    (Processo 0001250-032011.5.23.0007)

    • Publicações30288
    • Seguidores632714
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações212
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pejotizacao-construtora-condenada-por-dano-moral/2962099

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TRT17 - Ação Reclamação Trabalhista c/c Danos Morais - Atsum - contra V.M.S. Construtora

    Súmula n. 46 do TRT-17

    Cesar Rabelo, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Reclamação Trabalhista: Pejotização - Reconhecimento de Vínculo Empregatício

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)