Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRT/MS julga IUJ sobre incidência de adicional noturno nas horas in itinere

    O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região julgou Incidente de Uniformização de Jurisprudência - IUJ para uniformizar o entendimento do Colegiado sobre o direito do adicional noturno sobre as horas de percurso realizadas no período noturno. A matéria foi tema de acórdãos divergentes entre a Primeira e Segunda Turmas de Julgamento.

    Segundo o relator do IUJ, Desembargador Amaury Rodrigues Pinto Júnior, "a legislação trabalhista não adota como critério para aferição da jornada do empregado apenas o lapso temporal efetivamente trabalhado e considera o tempo por ele despendido (ida e volta) até a empresa, em se tratando de local de difícil acesso ou não servido por transporte público regular, como integrante da jornada laboral (Art. 58, § 2º, da CLT e Súmula n. 90 do TST)".

    "Os preceitos legais que regulamentam a jornada noturna acrescida do adicional (Arts. da Lei n. 5889/1973 e 73 da CLT) não condicionam a percepção dos 25% sobre a remuneração normal ao efetivo labor do trabalhador, motivo pelo que, por integrarem as horas in itinere a sua jornada de trabalho, não há como se deixar de reconhecer, na hipótese de coincidência com horário noturno fixado em lei, o direito ao adicional respectivo", assegurou o magistrado.

    Por maioria, os Desembargadores TRT/MS firmaram entendimento no sentido de que as horas in itinere compreendidas na jornada noturna devem ser calculadas com o acréscimo do adicional noturno. Como a tese foi acolhida pela maioria absoluta dos membros da Corte, haverá edição de súmula, conforme dispõe o Regimento Interno do Tribunal.

    PROCESSO N. 0024015-83.2016.5.24.0000-IUJ
    • Publicações30288
    • Seguidores632714
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações598
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-ms-julga-iuj-sobre-incidencia-de-adicional-noturno-nas-horas-in-itinere/318081170

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)