Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Presidente ressalta responsabilidade do Estado na segurança do trabalho

Promover ações de prevenção aos acidentes de trabalho, especialmente no ramo da construção civil, é o objetivo do Grupo Interinstitucional do Programa TRT 10 de Trabalho Seguro (Getrin 10), que abriu na noite desta terça-feira (21) o 1º Seminário do Trabalho Seguro na Construção Civil, no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF). Aberto à população, o evento reuniu profissionais do Direito e das áreas de Saúde e Segurança do Trabalho, além de outros segmentos com interesse na prevenção de acidentes de trabalho.

A presidente do TRT-10ª Região, desembargadora Elaine Vasconcelos, abriu o Seminário registrando que a sociedade, sobretudo a Justiça, quer enfrentar os males causados pelos acidentes de trabalho. Mesmo com as campanhas de esclarecimento ainda ocorrem muitos acidentes de trabalho. No Distrito Federal, em obras de pequeno e grande porte, vemos trabalhadores correndo riscos, e qualquer acidente é sempre uma grande perda, disse a presidente.

Segundo a desembargadora, a falta de cuidado e a ignorância quanto aos riscos ainda não foram solucionados pelos empregadores. Ela salientou que o Estado precisa fiscalizar a questão da segurança nas obras contratadas por licitações públicas. As contratações públicas não contém cláusulas de segurança do trabalho, daí a importância da participação do Estado nesta conversa, enfatizou.

O secretário de Administração Pública do DF, Wilmar Lacerda, informou que o Decreto 3.653/2012 institui o Manual de Saúde e Segurança no Trabalho, com modelos de contratos para as empresas licitadas pelo GDF na construção de obras. A construção civil é a economia que mais vem crescendo no país. É uma alavancadora de desenvolvimento nacional, por isso o crescimento dos acidentes também é grande. Só no Estádio Nacional foram registrados 30 acidentes do trabalho, afirmou o secretário. Para ele, o Estado tem que buscar instrumentos legais para reduzir os acidentes, exigindo das empresas a segurança, que, segundo ele, não se resume ao uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), mas passa pela instalação de uma cultura voltada para a prevenção.

O presidente do Sinduscon-DF, Luis Carlos Botelho, elogiou a iniciativa do Getrin 10 e disse que em 50 anos de experiência na construção civil pôde verificar que a questão dos acidentes no trabalho passa pela educação. Antes existia a figura do machão da obra, aquele corria riscos para se mostrar. Isso é superado, mas ainda existem aqueles que não medem os riscos, avaliou. O presidente do sindicato dos empregados na construção civil, STICMB, Raimundo Salvador, lembrou que alguns anos atrás, quem falava em segurança numa obra era demitido. Apesar dos avanços, ele considera que o trabalhador ainda é submetido a jornadas desgastantes, fator que gera acidentes do trabalho.

  • Publicações30288
  • Seguidores632714
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-ressalta-responsabilidade-do-estado-na-seguranca-do-trabalho/100039092

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)