Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Trabalhadores escravizados são resgatados em carvoaria

    Trinta e dois trabalhadores foram resgatados em situação análoga à de escravo em carvoaria na Fazenda Chapadão da Zagaia, no município de Sacramento (MG). Os trabalhadores foram encontrados durante operação conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Polícia Federal, que teve início no dia 3 de maio, após denúncia.

    O MPT vai buscar a responsabilização de todos os envolvidos no processo de produção do carvão. Além de cessar as irregularidades, vamos buscar a reparação dos danos sociais e individuais, por meio de indenizações pecuniárias, informou o procurador do Trabalho Paulo Veloso, à frente do caso.

    A lista de irregularidades engloba o não pagamento de salários e o aliciamento de trabalhadores em outras cidades. Pelo que foi apurado até o momento, estão presentes os requisitos para configuração de trabalho escravo, como servidão por dívida, condição degradante de trabalho e limitação da liberdade de locomoção, explica o procurador.

    Foi denunciada a cobrança de despesas com alimentação e a impossibilidade de deslocamento, já que a cidade mais próxima fica a 80 km de distância da fazenda, onde não há transporte.

    A operação é dirigida pelo coordenador do projeto de combate ao trabalho escravo da Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais, Marcelo Gonçalves Campos, e conta com outros três auditores, dois agentes da Polícia Federal e o procurador do MPT.

    • Publicações30288
    • Seguidores632711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhadores-escravizados-sao-resgatados-em-carvoaria/100516056

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Interessante! fui visitar o parque e fiquei sabendo dessa fazenda, e até visitando as ruinas. Fiquei empolgado. gostaria de saber mais sobre a história continuar lendo