Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Governo é executado por falta de concurso em universidade

    O Ministério Público do Trabalho (MPT) pediu à Justiça a execução do Estado de Alagoas e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) em mais de R$ 89 mil. O valor corresponde à multa pelo descumprimento de acordo firmado com a Uneal, em 2009, para a realização de concurso público para a contratação de professores, e deve ser atualizado pelo índice de débitos trabalhistas.

    Pelo acordo, a Uneal deveria contratar professores por tempo determinado, apenas para atender à necessidade temporária da instituição. Entretanto, desde época da assinatura do acordo, a universidade realizou apenas processo seletivo simplificado para o cargo de professor substituto. Atualmente, a Uneal conta com 89 professores substitutos.

    Segundo o procurador do Trabalho Alexandre Magno, à frente do caso, os concursos públicos não foram realizados por ausência de autorização do governo. A Uneal não tem autonomia para cumprir o acordo firmado em 2009 e dessa forma o Estado de Alagoas tem participação ativa no descumprimento do presente acordo, ao negar autorização à Uneal para cumpri-lo, explicou.

    Magno ressaltou, ainda, que o estado de Alagoas cometeu abuso de direito ao atribuir "autonomia administrativa" para a Uneal se obrigar e, ao mesmo tempo negar-lhe os meios necessários para o cumprimento das obrigações. De acordo com o artigo 37, parágrafo 6º, da Constituição Federal, as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa".

    Na ação, protocolada na Vara do Trabalho de Arapiraca (AL), o MPT requer também a aplicação de outra multa, no valor de R$ 10 mil, por dia em que o acordo não foi cumprido.

    Processo nº 0116900-15.2009.5.19.006

    • Publicações30288
    • Seguidores632711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-e-executado-por-falta-de-concurso-em-universidade/145271734

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)