Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRT8 afasta declaração de nulidade de contrato de trabalho

    Os Desembargadores da 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, decidiram inanimemente pela reforma da sentença recorrida e afastar a declaração de nulidade do contrato de trabalho, referente ao Processo nº 0000309-65.2014.5.08.0201, após recurso ordinário do reclamante. Tendo como relatora a Desembargadora do Trabalho Maria Valquíria Norat Coelho, a decisão determinou ainda o retorno dos autos a 1ª Vara do Trabalho de Macapá para a análise e julgamento das parcelas pleiteadas pelo reclamante na inicial, conforme a fundamentação.

    O reclamante, contratado pela reclamada UNIDADE DESCENTRALIZADA DE EXECUÇAO DA EDUCAÇAO UDE/SEED, para atuar em escola pública do Estado do Amapá, buscou a Justiça do Trabalho requerendo o pagamento das parcelas de aviso prévio, FGTS + 40%, multas dos arts. 467 e 477 da CLT, 13º salário proporcional, férias em dobro com 1/3, seguro desemprego e indenização por danos morais.

    Conforme o acórdão, não tendo o reclamante pedido reconhecimento de vínculo de emprego com o Estado do Amapá, mas apenas a condenação da UDE, que o contratou, conforme consta anotado na Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, torna-se inaplicável o disposto na Súmula 363, do TST. Desse modo, não há como reconhecer nulidade por ausência de concurso público com relação a contrato de trabalho firmado entre a reclamante e a reclamada, eis que se trata de típico contrato de natureza privada, em que não há sujeição à regra do art. 37, II da CF/1988.

    • Publicações30288
    • Seguidores632711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações269
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt8-afasta-declaracao-de-nulidade-de-contrato-de-trabalho/145579263

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)