Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Revertida justa causa aplicada a trabalhador que não desinfetou ambulância

    O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná reverteu a demissão por justa causa aplicada pela Salva Serviços Médicos de Emergência Ltda a um técnico de enfermagem de Curitiba que deixou de desinfetar a ambulância ao final do turno de trabalho.

    A dispensa aconteceu em dezembro de 2011, após dez meses de contrato. O técnico disse que deixou de fazer a desinfecção do equipamento porque recebeu a ordem a apenas três minutos do fim do turno, sendo que o procedimento levaria cerca de duas horas. Argumentou ainda que não era possível estender a jornada porque participava de um curso e que a equipe do turno seguinte já iniciara a desinfecção.

    A empresa refutou as alegações do ex-funcionário e justificou a penalidade aplicada diante do que considerou um ato de insubordinação.

    Para os desembargadores da Sétima Turma, a empresa deixou de observar o caráter pedagógico da justa causa, que deve envolver gradação da penalidade em escala crescente, permitindo ao trabalhador tomar ciência da conduta inadequada com oportunidade para corrigi-la.

    Na visão dos julgadores, mesmo considerando errada a conduta do técnico de enfermagem, a penalidade de dispensa por justa causa foi aplicada de forma desproporcional à gravidade do ato: Sopesando o conjunto probatório existente nos autos, verifico que (...) a conduta do reclamante não é grave o suficiente para impossibilitar a manutenção da relação de emprego, ponderou o relator do acórdão, desembargador Benedito Xavier da Silva.

    Não me parece razoável que após 10 meses de prestação de serviços, sem nenhum relato de indisciplina ou insubordinação, o reclamante tenha sido sumariamente dispensado, em razão de apenas um ato cometido, afirmou o desembargador.

    Com este entendimento, a Turma manteve a decisão proferida pela juíza do Trabalho Mariele Moya Munhoz, da 21ª Vara de Curitiba, determinando a reversão da dispensa por justa causa para sem justa causa e o pagamento das verbas rescisórias correspondentes.

    Processo 31003-2012-041-09-00-3

    • Publicações30288
    • Seguidores632706
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações57
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/revertida-justa-causa-aplicada-a-trabalhador-que-nao-desinfetou-ambulancia/155009102

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)