Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Financeira é condenada por contratar estagiária para função de operadora de financiamento

    A 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) condenou a Financeira Alfa S.A. Crédito, Financiamento e Investimentos por contratar estagiária de administração para desempenhar função de operadora de financiamento. Com a decisão, a trabalhadora teve reconhecido o vínculo de emprego e o enquadramento na jornada especial de bancário.

    Conforme informações dos autos, quando ainda era estudante de administração, em 2007, a trabalhadora foi contrata com estagiária pela Financeira Alfa. Em 2008, a instituição a efetivou para o cargo de operadora de financiamento, no qual permaneceu até ser dispensada em dezembro de 2013.

    Em sua reclamação trabalhista, a empregada alegou que houve desvirtuamento do contrato de estágio, pois ela sempre exerceu as mesmas atividades, antes e depois da efetivação no emprego. O juízo da 6ª Vara do Trabalho de Brasília anulou o contrato de estágio e reconheceu o vínculo empregatício da empregada desde 2007. Inconformada, a Financeira Alfa interpôs recurso no Tribunal sustentando que o estágio teve a intervenção da instituição de ensino.

    Para o relator do caso na 3ª Turma, José Leone Cordeiro Leite, o estágio é um ato educativo e, por isso, é necessário observar uma série de requisitos para se combater as fraudes trabalhistas e a precarização do trabalho. No caso em análise, é evidente que o estágio não se prestava para sua finalidade educativa, uma vez que não servia para o aperfeiçoamento da formação acadêmico-profissional da autora, observou.

    Segundo o magistrado, a Financeira Alfa, na verdade, utiliza o estágio para o barateamento do seu custo com mão-de-obra. Isso porque, muito embora tenha sido formalizado nos ditames da lei, o Termo de Compromisso de Estágio (...), a verificação do próprio conteúdo referente às atividades exercidas pela reclamante revelam que suas atribuições eram inerentes às atividades básicas da reclamada e exercidas sem qualquer supervisão, pontuou.

    O desembargador José Leone Cordeiro Leite destacou ainda em seu voto que o contrato de estágio previa o cumprimento de 40 horas semanais com pagamento de bolsa educacional de R$ 900. Além disso, o termo assinado autorizava a estudante a participar de atividades de vendas de produtos da Financeira. De acordo com o magistrado, o contrato atestou a regularidade da atividade. Porém, depoimentos de testemunhas confirmaram que a estudante não era orientada e que continuou trabalhando no mesmo horário e com as mesmas funções após o término do estágio.

    Jornada especial

    A decisão também determinou o pagamento de horas extras e reflexos sobre aviso prévio, férias, verbas rescisórias, FGTS e multa de 40%. Conforme o relator do caso, a trabalhadora realizava, entre outras coisas, com a concessão de empréstimos, negociação de taxas de empréstimo, a análise de documentação e a consulta de órgãos de proteção ao crédito atividades exercidas por bancos e empresas financeiras.

    Nesse contexto, entende o relator que, desenvolvendo atividade própria das instituições financeiras, prestando serviços para concessão de créditos, a teor do disposto no art. 17 da Lei 4.595/64, tem se que ela se enquadra como instituição financeira, o que atrai, ainda que por analogia, a aplicação do entendimento cristalizado na Súmula 55 do TST, explicou o desembargador. A orientação do Tribunal Superior do Trabalho prevê a jornada especial de seis horas diárias para os bancários.

    Bianca Nascimento / Áudio: Isis Carmo

    Processo nº 0002067-62.2013.5.10.0006

    • Publicações30288
    • Seguidores632712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações379
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/financeira-e-condenada-por-contratar-estagiaria-para-funcao-de-operadora-de-financiamento/157354912

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)