Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Recepcionista terceirizada da Caixa ganha direito a jornada de bancário

    A 1ª Vara de Trabalho de Brusque condenou as prestadoras de serviço C&P Soluções e Sandes a pagarem, juntas, R$ 6 mil em horas extraordinárias a uma recepcionista terceirizada da Caixa Econômica Federal (CEF) que, por trabalhar dentro de uma agência, reivindicou o direito à jornada especial de seis horas dos bancários. A decisão é da juíza Karin Corrêa de Negreiros.

    A funcionária atuou por dez meses como recepcionista na agência, cumprindo jornada diária de oito horas. As empresas contestaram o pedido alegando que, por desempenhar função alheia à atividade-fim da instituição financeira, a funcionária não fazia jus à jornada especial.

    Ao analisar o caso, porém, a magistrada entendeu que o Art. 226 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)é claro ao determinar que a jornada diferenciada também deve ser estendida a funcionários de portaria, de telefonia e de limpeza, entre outros, ainda que suas atividades não estejam relacionadas à atividade-fim do estabelecimento.

    A norma celetista não faz qualquer distinção entre os empregados da própria instituição financeira e os terceirizados, não cabendo ao intérprete da lei fazê-lo, concluiu a juíza, ressaltando que o rol de atividades elencado na norma é meramente exemplificativo.

    Demais parcelas

    A funcionária também pediu a equiparação ao piso salarial e auxílio-alimentação aplicado aos bancários, parcelas que foram negadas pela sentença.

    Por entender que a Caixa foi negligente ao fiscalizar a prestação do serviço contratado, a juíza também condenou o banco, de forma subsidiária, ao pagamento das horas extraordinárias.

    As empresas ainda podem recorrer da decisão.

    • Publicações30288
    • Seguidores632714
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações232
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recepcionista-terceirizada-da-caixa-ganha-direito-a-jornada-de-bancario/167161850

    Informações relacionadas

    JurisWay
    Notíciashá 9 anos

    Recepcionista terceirizada da Caixa ganha direito a jornada de bancário

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)