Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Confirmada justa causa de bancário concursado demitido por atos de insubordinação, agressividade e indisciplina

    A juíza Mônica Ramos Emery, em atuação na 10ª Vara do Trabalho de Brasília, confirmou a demissão por justa causa de um bancário concursado do Banco do Brasil – que alegou sofrer crise nervosa no trabalho. O trabalhador foi demitido por cometer atos de insubordinação, agressividade e indisciplina. De acordo com a magistrada, não houve excesso no afastamento do empregado, pois ficou comprovado que o bancário, de fato, tinha dificuldades em aceitar ordens, trabalhar em equipe e manter a calma diante de situações de tensão. “Entendo que não há justificativa, nem mesmo doença psiquiátrica enfrentada, para o comportamento do reclamante no ambiente de trabalho”, observou.

    Conforme informações dos autos, a instituição bancária instaurou procedimento administrativo que culminou na dispensa por justa causa em 2012 do empregado admitido em 2010. “No referido procedimento, há relato minucioso sobre os fatos que subsidiaram a abertura do inquérito (...). Além de histórico de outras faltas pontuais do autor, notadamente no que diz respeito a conduta não condizente com o atendimento aos clientes, desrespeito a superiores hierárquicos, abandono de posto de trabalho, não cumprimento integral da jornada, desinteresse em exercer as atividades habituais”, mencionou a juíza.

    Dispensa de empregado público concursado

    Em sua decisão, a juíza Mônica Emery registrou que a mais moderna jurisprudência tem se voltado para a exigência de motivação para o ato administrativo de dispensa do empregado público concursado, ainda que sem justa causa. O procedimento é cada vez mais exigido devido à interferência do direito administrativo na relação jurídica entre trabalhador e empregador. “Ainda que as relações trabalhistas sejam regidas pelo direito privado, o poder potestativo do empregador público cede em face dos princípios norteadores da administração pública, devendo o ato de dispensa, com ou sem justa causa, ser motivado”, salientou.

    O intuito dessa exigência de motivação para demissões de empregados públicos concursados é evitar dispensas meramente arbitrárias, originadas por perseguições, preconceitos ou favorecimentos, “o que é repugnante em nossa ordem constitucional e em nosso sistema democrático”, apontou o juíza do trabalho. “A validade do ato administrativo está condicionada à demonstração de sua finalidade e motivo, sob pena de nulidade”, reiterou na sentença.

    (Bianca Nascimento / Áudio: Isis Carmo)

    Processo nº 0000082-46.2013.5.10.010
    • Publicações30288
    • Seguidores632714
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações293
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/confirmada-justa-causa-de-bancario-concursado-demitido-por-atos-de-insubordinacao-agressividade-e-indisciplina/218334657

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)