Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    JBS Aves pode pagar R$ 1,5 milhão em multas trabalhistas

    Força-tarefa do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) constatou falta de pagamento de salários e irregularidades na jornada do frigorífico JBS Aves em Passo Fundo (RS). A fiscalização ocorreu no dia 23 de fevereiro. Em janeiro deste ano, a empresa já tinha recebido 56 autos de infração e sido notificada duas vezes por falhas de segurança. Ao todo, foram lavrados 76 autos de infração contra a unidade, com multas que somam R$ 1,5 milhão.

    No local havia carga horária excessiva, a falta de concessão de descanso semanal e trabalho extraordinário em atividade insalubre. Dados de sistemas do MTE apontaram que, no período de maio a dezembro de 2014, houve 26.963 ocorrências de jornadas além do limite legal no período de 16 de maio de 2014 a 15 de dezembro de 2014. A conduta prejudicou 1,5 mil trabalhadores. Pelas irregularidades, a indústria recebeu 20 autos de infração.

    Riscos – A prestação regular de horas extras aumenta os riscos de doenças ligadas ao trabalho, principalmente no caso dos empregados de frigoríficos, que trabalham em condições ergonômicas inadequadas e em ritmo intenso de produção, com a realização de muitos movimentos repetidos por minuto.

    Segundo a ISO (Organização Internacional para Padronização) 11.228-3, em atividades repetitivas, os riscos de natureza ergonômica são ampliados em torno de 50% na hipótese de prestação de horas extras, podendo levar ao adoecimento dos trabalhadores por LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e Dort (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).

    As horas extras frequentes também potencializam as chances de acidente. Não é à toa que o Anuário de Acidentes do Trabalho do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de 2013, os frigoríficos são a 2ª atividade econômica com maior incidência de acidentes de trabalho no Estado do Rio Grande do Sul, sendo somente superados pela atividade de atendimento hospitalar.

    Autuações – Em janeiro, durante ação conjunta do MPT com o MTE, a JBS recebeu duas notificações e 56 autos de infração por descumprir normas de saúde e segurança do trabalho específicas para o setor de abate e processamento de carnes e derivados. As autuações resultaram de inspeções realizadas em dezembro de 2014, que flagraram principalmente más condições ergonômicas nos postos de trabalho.
    • Publicações30288
    • Seguidores632714
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações189
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jbs-aves-pode-pagar-r-1-5-milhao-em-multas-trabalhistas/218334822

    Informações relacionadas

    Luciana Freitas, Estudante de Direito
    Artigoshá 8 anos

    Art. 7º da Constituição Federal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)