Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara autoriza correção de crédito em execução pela inflação

    A 1ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) decidiu por unanimidade, na última quarta-feira (19), acolher o pedido de um trabalhador de São José que, após vencer uma ação trabalhista no valor de R$ 20 mil contra uma indústria de plásticos, apresentou recurso pedindo que seus créditos fossem corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), o mesmo usado na correção da poupança.

    A decisão favorável do colegiado — a primeira nesse sentido — segue o novo posicionamento do Tribunal Superior do Trabalho (TST). No início do mês, a corte declarou como inconstitucional a aplicação da Taxa Referencial (TR), prevista na legislação, reconhecendo que ela não garantia a recomposição do patrimônio lesado. Em 2014, a TR apresentou uma variação 0,86%, muito menor do que a alcançada pelo IPCA, de 6,46%.

    Na ocasião, os ministros também modularam os efeitos da decisão para todos os processos em curso desde 30 de junho de 2009, data em que o dispositivo da legislação foi inicialmente julgado como inconstitucional no Supremo Tribunal Federal (STF). A modulação, no entanto, não tem caráter vinculante e vale somente para os processos em que não houve pagamento e o crédito permanece em aberto.

    Esse foi exatamente o caso do empregado de São José, que no ano passado obteve decisão favorável da 1ª Câmara condenando a empresa Inplac a ressarcir irregularidades no pagamento do adicional noturno e a supressão de folgas previstas em convenção coletiva. No entanto, antes que o valor fosse depositado, a própria defesa do trabalhador impugnou o valor pleiteando a correção pelo IPCA, o que acabou adiando o pagamento e motivando a decisão do colegiado.

    Participaram do julgamento os desembargadores Águeda Maria Lavorato Pereira, Gariballdi Tadeu Pereira Ferreira e Jorge Luiz Volpato, do relator do processo.
    • Publicações30288
    • Seguidores632711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-autoriza-correcao-de-credito-em-execucao-pela-inflacao/222927936

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)