Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Brasil e Venezuela fiscalizam transporte na fronteira

    O Grupo Especial de Fiscalização do Trabalho em Transportes (GETRAC) participou, entre os dias 7 e 11 de setembro, de operação conjunta com representantes do Ministério do Poder Popular para o Processo Social do Trabalho da Republica Bolivariana de Venezuela, para inspeção no setor de transporte rodoviário de cargas e passageiros na Fronteira Brasil - Venezuela, em atendimento ao disposto no Plano Regional de Saúde e Segurança dos Trabalhadores no Mercosul.

    Na operação foram compartilhados mecanismos de fiscalização do trabalho entre os países do Mercosul com a finalidade de favorecer um ambiente de trabalho saudável e seguro. Foram verificados na ação aspectos relacionados à segurança e saúde no trabalho e à jornada dos motoristas do setor de transporte rodoviário de cargas e passageiros na fronteira Pacaraima (Brasil) – Santa Elena de Uairén (Venezuela). A primeira fiscalização ocorreu na fronteira brasileira, com a abordagem de motoristas de caminhões que se encontravam no pátio da aduana brasileira e motoristas de ônibus que cruzavam a fronteira dos dois países. Além da entrevista com esses profissionais, foram verificados os discos de tacógrafo e as papeletas de serviço externo.

    Na ocasião os auditores-fiscais brasileiros apresentaram aos membros da equipe venezuelana as condutas fiscais necessárias após a constatação das irregularidades observadas em campo, como por exemplo, a notificação das empresas transportadoras para apresentação de documentos e a lavratura de autos de infrações cabíveis. Também foi apresentado à equipe venezuelana o modo de trabalho do GETRAC, com foco na análise de informações e cruzamento de dados, a fim de se verificar o cumprimento da legislação trabalhista.

    A equipe brasileira acompanhou duas fiscalizações realizadas na fronteira pela equipe venezuelana, que expuseram aos brasileiros seus procedimentos de inspeção e de imposição de sanções por descumprimento das normas laborais de segurança e saúde no trabalho.

    GETRAC – O Grupo Especial de Fiscalização do Trabalho em Transportes, o GETRAC foi instituído pela Portaria Nº 416/2014. É constituído por Auditores Fiscais do Trabalho (AFT), responsáveis por inspecionar as grandes empresas do setor de transporte de carga, embarcadores de grande porte e empresas de transporte de passageiros interestadual, visando promover condições de trabalho adequadas e prevenir infrações à legislação trabalhista, especialmente à sobrecarga laboral e outras que possam representar risco à segurança e saúde dos trabalhadores.
    • Publicações30288
    • Seguidores632715
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações110
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasil-e-venezuela-fiscalizam-transporte-na-fronteira/232879357

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)