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27 de Abril de 2024
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    Governo e entidades sindicais assinam acordo e paralisação de servidores do INSS chega ao fim

    Com a assinatura de acordo entre o governo e as entidades sindicais que representam os servidores da Carreira do Seguro Social, a paralisação chega ao fim. A expectativa é de que o atendimento aos segurados do INSS seja restabelecido a partir desta quinta-feira (1º).

    O acordo prevê reajuste de 10,8% divididos entre 2016 (5,5%) e 2017 (5%). Também contempla a incorporação da média da Gratificação de Desempenho (GDASS) aos proventos da aposentadoria dos servidores do INSS em três parcelas iguais, a partir de 2017, entre outros ganhos.

    O INSS e seus servidores já estão trabalhando para organizar suas atividades com o objetivo de atender os segurados que não foram atendidos e dar encaminhamento aos processos interrompidos em decorrência da greve. Não está descartada a possibilidade de haver mutirões.

    Contudo, para evitar transtornos e deslocamentos desnecessários – especialmente nesse período inicial de reabertura das unidades e grande volume de atendimentos –, o INSS orienta que os segurados busquem informações sobre os serviços disponíveis na Central 135 (ligação gratuita de telefone fixo ou público e custo de ligação local na chamada de celular) e no Portal da Previdência Social – veja abaixo – e agendem o atendimento, antes de se dirigirem às agências.

    Além disso, ressalta que não haverá qualquer prejuízo financeiro para os segurados: no momento da concessão do benefício, será considerada a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, a partir de quando são gerados os efeitos financeiros.

    Confira o que pode ser feito sem sair de casa

    Além de prestar informações sobre o atendimento, documentação necessária para requerer os benefícios e agendar os serviços nas Agências da Previdência Social, a Central 135 e o Portal da Previdência Social, também realizam vários serviços.

    Confira abaixo o que pode ser resolvido sem precisar se dirigir a uma unidade de atendimento:
    – confirmação de agendamento marcado
    – reagendamento de atendimento não realizado no período de greve
    – inscrição como contribuinte da Previdência Social
    – esclarecimentos de dúvidas sobre valor e contribuição do INSS
    – atualização de endereço
    – consulta sobre andamento de processos (pedidos iniciais, recursos e revisões)
    – agendamento para solicitar benefícios (aposentadorias, pensões, auxílios-doença, salário-maternidade etc.)
    – verificação de data de pagamento de benefícios
    – consulta sobre andamento de processos de benefícios
    – simulação de contagem de tempo de contribuição e de valor de aposentadorias (somente no site)
    – marcação de data para Pedido de Prorrogação (PP) e de Pedido de Reconsideração (PR), referentes a auxílio-doença
    – consulta de resultado de perícia médica (somente pelo telefone 135);
    – emissão de carta de concessão e de memória de cálculo (somente no site)
    – emissão de certidão para saquePIS PIS/Pasep/FGTS (apenas no site)
    – extrato de valores de pagamento de benefícios (somente no site)
    – cálculo de Guia da Previdência Social (GPS) em atraso (site) e atual (site e 135)
    – extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) (site)

    Serviços que podem ser feitos em outros locais
    – Extrato Previdenciário, com informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal (disponível nos terminais de autoatendimento desses bancos)
    – extrato de pagamento do benefício para obtenção de desconto ou gratuidade em viagem rodoviária (nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores de benefícios)
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    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-e-entidades-sindicais-assinam-acordo-e-paralisacao-de-servidores-do-inss-chega-ao-fim/238145298

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