Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Ex-empregado pode figurar como preposto durante audiência trabalhista

A Segunda Turma do TRT 10ª Região anulou processo da 11ª Vara do Trabalho de Brasília porque o juiz julgador não aceitou que uma ex-empregada figurasse como preposta durante audiência.

A 11ª Vara de Brasília julgou o processo à revelia por considerar que a preposta representante da reclamada na audiência inaugural - não era mais empregada da empresa quando da realização da audiência inaugural/instrução do processo.

Inconformada, a empresa recorreu ordinariamente da decisão alegando cerceamento de defesa, e requereu o afastamento da revelia e de seus efeitos.

O relator do processo no segundo grau, juiz Grijalbo Fernandes Coutinho, explica que o 1º do artigo 843 da CLT faculta ao empregador fazer-se representar em audiência pelo gerente ou por qualquer preposto que tenha conhecimento dos fatos.

Ele reforça o entendimento sedimentado na jurisprudência de que não existe a figura do preposto profissional, podendo tal função ser desempenhada por pessoa que possua vínculo com a empresa reclamada, preferencialmente de emprego ou de outra natureza, tais como societário ou diretor não empregado.

O magistrado reformou a decisão de 1º grau, sob o fundamento de que o procedimento adotado pela reclamada não encontra óbice na interpretação mais consistente do artigo 844 da CLT, o qual exige a presença do empregador ou de preposto na audiência de conciliação, bem como na apresentação de defesa.

A hipótese em questão, trata de preposta que foi empregada da empresa no mesmo tempo em que o reclamante prestou seus serviços, fato que ficou incontroverso nos autos, inclusive, realçado pelo autor, sendo possível depreender que ela poderia ser interrogada e estar em condições de apresentar a defesa patronal, explicou o magistrado.

Desse modo, Grijalbo Coutinho assegura que a ex-empregada pode figurar, sem obstáculos, na qualidade de preposta.

Os desembargadores da Turma, de forma unânime, acolheram a prefacial de cerceamento de defesa e declararam a nulidade da sentença, determinando o retorno dos autos à instância de origem.

O processo pode ser consultado na página inicial deste site, no campo numeração única, a partir do preenchimento dos seguintes campos: nº 00782, ano 2010, vara 011.

  • Publicações30288
  • Seguidores632714
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1332
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ex-empregado-pode-figurar-como-preposto-durante-audiencia-trabalhista/2506990

Informações relacionadas

João Constantino, Estudante de Direito
Modeloshá 6 anos

Modelo para Petição de Juntada da Carta de Preposto.

Jusbrasil Perguntas e Respostas
Artigoshá 8 anos

O empregador pode determinar o estilo de roupas que uso no trabalho?

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Seção II. Da Audiência de Julgamento

Tribunal de Justiça de Goiás
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - Apelação (CPC): XXXXX-35.2017.8.09.0051

Giovana Corrêa Novello Benites, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo de Carta de Preposição

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Entendimento perfeito! Entendo que a pessoa sendo bem preparada e conhecedora dos fatos, poderá agir legalmente nos autos como preposto, trazendo muitas vezes uma economia relevante para as empresas. Esse caso em tela demonstra que esta preposta ex-funcionária, estaria muito mais preparada do que qualquer outro funcionário que acabara de entrar na empresa. continuar lendo

Perfeito continuar lendo