Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Falta de documento original ou autenticado em cartório não configura vício de representação

    A Segunda Turma do TRT 10ª Região rejeitou pedido de reconhecimento de vício de representação em processo no qual não foram juntados instrumentos originais ou autenticados em cartório para outorga de poderes a advogado e substabelecimentos.

    Como a cadeia de representação processual foi realizada por meio de peticionamento eletrônico - em documentos assinados digitalmente pelos próprios procuradores - foi pronunciada a impossibilidade de os advogados, de forma simultânea, serem caracterizados como procuradores em documentos que eles próprios tenham emprestado validade.

    O relator do processo, desembargador João Amílcar ressalta que, apesar de parecer lógico que o estabelecimento dos representantes da parte é pressuposto para o envio de peças digitalmente assinadas por estes, o ordenamento jurídico contempla diversas formas de reconhecer a autenticidade documental.

    Ele explica que a lei nº 11.419/2006 - que dispõe sobre a informatização do processo judicial - não exige a prévia existência de documento original ou autenticado em cartório, para mandato ou substabelecimento nos casos de uso do peticionamento eletrônico, como o sistema e-DOC.

    O desembargador ressalta que o entendimento já foi pacificado pelo Tribunal Superior do Trabalho.

    O processo pode ser consultado na página inicial deste site, no campo numeração única, a partir do preenchimento dos seguintes campos: nº 00086, ano 2010, vara 012.

    • Publicações30288
    • Seguidores632711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações150
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/falta-de-documento-original-ou-autenticado-em-cartorio-nao-configura-vicio-de-representacao/2515250

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)