Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Atuação em mais de uma atividade não configura acúmulo de funções

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) manteve a sentença que absolveu a Ericsson de pagar a um empregado diferenças salariais por acúmulo de funções. Contratado como técnico de telecomunicações, o trabalhador solicitava plus salarial porque atuava também como motorista.

Entre os argumentos da sentença, o Juiz Luciano Ricardo Cembranel, da 1ª Vara do Trabalho de Passo Fundo, considerou que o caso não se tratava de acúmulo de funções, pois não houve alteração significativa na prestação laboral. De acordo com os autos, o reclamante exercia as funções de motorista e técnico desde o início da contratação.

A 9a Turma do TRT-RS confirmou a decisão do primeiro grau. Para o relator do acórdão, Desembargador João Alfredo Borges Antunes de Miranda, o fato de o empregado atuar em diferentes funções dentro da jornada de trabalho pactuada não autoriza, por si só, o pagamento de acréscimo salarial, mesmo que algumas dessas funções não tenham sido previstas no momento da admissão. No entendimento do Magistrado, o pagamento por acúmulo de funções só é devido quando o empregado, exercendo cargo de menor qualificação, realiza também as funções de um outro cargo de maior qualificação e maior salário. Assim, as funções acumuladas exigiriam mais responsabilidade, diligência e qualificação técnica do empregado, devendo, portanto, ser melhor remuneradas, o que não era o caso do processo em exame, na sua avaliação.

Cabe recurso.

Acórdão do processo 0087700-62.2005.5.04.0661

  • Publicações30288
  • Seguidores632715
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações97
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atuacao-em-mais-de-uma-atividade-nao-configura-acumulo-de-funcoes/2616010

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)