Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Companhia Energética do Maranhão terá que ressarcir INSS por descumprir normas de segurança do trabalho

    A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na Justiça, que a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) pague ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) os valores correspondentes a aposentadoria por invalidez decorrente de acidente de trabalho concedida a funcionário da empresa.

    Em 2000, o empregado foi eletrocutado durante manutenção de transformador após a Gerência Regional da Cemar determinar que fosse religada a chave geral de energia sem verificar a existência de trabalhos na rede elétrica. O servidor sofreu queimaduras de 2º e 3º graus no tronco e nas mãos e perdeu o dedo médio esquerdo.

    A Procuradoria Federal Especializada (PFE) do INSS e a Procuradoria Federal do Maranhão (PF/MA) ajuizaram uma Ação Regressiva argumentando que a Companhia deveria arcar com os custos por não ter cumprido as normas de segurança do trabalho de acordo com a Lei nº 8.213/91.

    Os procuradores ressaltaram que o laudo da investigação do acidente apontou que ocorreu principalmente por falta de planejamento escrito da execução da tarefa e desrespeito do acordo verbal sobre o religamento do sistema somente após o retorno de todas as equipes para a sede. As procuradorias sustentaram ainda que a Cemar descumpriu a Norma Regulamentar nº 10 do Ministério do Trabalho e Emprego que estabelece as condições mínimas de segurança em instalações e serviços de eletricidade.

    A 5ª Vara da Seção Judiciária do Maranhão concordou com os argumentos das procuradorias e condenou a Cemar a indenizar o INSS, com correções monetárias e juros.

    A PF/MA e a PFE/INSS são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Ação Ordinária nº 2005.37.00.003160-3 Seção Judiciária do Maranhão

    • Publicações30288
    • Seguidores632705
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/companhia-energetica-do-maranhao-tera-que-ressarcir-inss-por-descumprir-normas-de-seguranca-do-trabalho/2622426

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)