Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPT participa de audiência pública sobre inclusão de pessoas com deficiência

    Nesta quinta-feria (4/8), representantes do Ministério Púlico do Trabalho no Maranhão participaram de audiência pública sobre inclusão de pessoas com deficiência e reabilitadas no mercado de trabalho. O Evento promovido em conjunto pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência CMDPD, Instituto Nacional do Seguro Social INSS, Gerência Regional do Trabalho em Imperatriz, Sistema Nacional de Emprego/MA SINE e MPT/Procuradoria do Trabalho no Município de Imperatriz ocorreu na na sede da APAE em Imperatriz-MA.

    O objetivo foi a conscientização sobre o dever legal das empresas com cem ou mais empregados de cumprimento da cota prevista no art. 93 da Lei nº 8.213/91, bem como para divulgação de ampla fiscalização que será realizada na região a partir do mês de outubro de 2011.

    O art. 93 da Lei 8.213/91 prevê uma ação afirmativa em prol da inclusão de pessoas com deficiência e reabilitadas pela Previdência Social, obrigando empresas com cem ou mais empregados a contratarem tais trabalhadores na proporção de 2% a 5% de acordo com a quantidade de empregados.

    A audiência pública atraiu um público considerável e diversificado, composto de cerca de 60 (sessenta) pessoas, entre servidores públicos, representantes de empresas e de entidades da sociedade civil organizada, pessoas com deficiência, médicos, advogados e demais cidadãos.

    Foram proferidas palestras por representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do INSS, do Ministério do Trabalho e Emprego e pelo membro do Ministério Público do Trabalho, Ítalo Ígo Ferreira Rodrigues, que esclareceu aos presentes acerca da atuação do MPT para promover a igualdade nas relações de trabalho, notadamente no tocante ao combate à discriminação, à proteção da intimidade do trabalhador e à inclusão das pessoas com deficiência e reabilitadas no mercado de trabalho.

    • Publicações30288
    • Seguidores632711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-participa-de-audiencia-publica-sobre-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia/2796250

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)