Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPT firma acordo judicial com o Município de Paraíso do Sul (RS)

    O Ministério Público do Trabalho em Santa Maria, por meio do procurador Luiz Alessandro Machado, obteve na terça-feira, 14, acordo judicial para regularização dos contratos de estágio com o Município de Paraíso do Sul e com seu prefeito, Paulo Roberto Machado, na ação civil pública nº 0000317-50.2011.5.04.0721, que tramita na Vara do Trabalho de Cachoeira do Sul.

    O Município comprometeu-se a admitir e manter estagiários somente após a realização de concurso ou processo seletivo público, atendendo aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, conforme disposto no artigo 37 da Constituição Federal. Todos os contratos de estágio irregulares, firmados sem a realização de concurso público, devem ser rescindidos até 31 de dezembro de 2011.

    O Município deve observar a limitação da jornada de atividade e as durações mínima e máxima do estágio (um semestre letivo e dois anos, respectivamente). Além disso, deverá se abster de: contratar adolescentes menores de 16 anos para a função de estagiário; utilizar estagiário menor de 18 anos em trabalho insalubre, perigoso, penoso ou noturno; e contratar estagiários em percentual excedente a 20% do dotal de servidores, para que não se configure substituição de mão de obra. Também deverá assegurar às pessoas com deficiência o percentual de 10% das vagas oferecidas.

    A título de indenização por dano moral coletivo, o prefeito, segundo réu na ação civil pública, publicará a íntegra do acordo em uma das edições do Jornal do Povo, que circula na cidade, com dimensões que garantam a visibilidade do conteúdo. Em caso de descumprimento desta obrigação, será aplicada multa de R$ 20 mil. Caso seja constatado o descumprimento de qualquer das demais obrigações assumidas no acordo, a multa será de R$ 10 mil por item descumprido, multiplicada pelo número de estágios irregulares. O acordo será enviado à Vara do Trabalho de Cachoeira do Sul para homologação.

    • Publicações30288
    • Seguidores632711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-firma-acordo-judicial-com-o-municipio-de-paraiso-do-sul-rs/2972026

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)