Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Contrato de empreitada não gera vínculo de emprego

    Um carpinteiro que trabalhou em uma obra no Bairro Nova Campo Grande por quatro meses entrou com uma ação na Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul pedindo reconhecimento de vínculo de emprego, verbas rescisórias, recolhimentos das contribuições previdenciárias, indenização por danos morais e materiais, guias para o levantamento do FGTS e seguro-desemprego.

    O réu negou a relação de emprego dizendo que firmou um contrato de empreitada com o primo do carpinteiro que, por sua vez, contratou o trabalhador. Durante o processo, o empreiteiro prestou depoimento e confirmou que fechou um contrato de empreitada para construção de uma casa de alvenaria com o reclamado e que o reclamante, além de seu primo, era seu sócio na execução da obra.

    "A prova testemunhal revela, portanto, que o autor atuou como verdadeiro empreiteiro, com autonomia para contratar ajudantes e tomar decisões, dentre outras atribuições. Em respeito ao princípio da primazia da realidade, o fato de o nome do autor não constar no contrato de empreitada não lhe retira a condição de empreiteiro", assegurou o relator do recurso, Desembargador Amaury Rodrigues Pinto Júnior.

    O magistrado ainda esclarece no voto que"para restar caracterizada a relação de emprego, é necessário que estejam presentes os requisitos estabelecidos pelo artigo e 3º da Consolidação das Leis do Trabalho, quais sejam: pessoalidade, não eventualidade, onerosidade e subordinação jurídica. Inexistentes tais elementos, impõe-se a confirmação da sentença que indeferiu o pedido de reconhecimento de vínculo empregatício", ficando prejudicada a análise dos demais pedidos do processo.

    PROCESSO N. 0025581-23.2014.5.24.0005-RO
    • Publicações30288
    • Seguidores632716
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações235
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contrato-de-empreitada-nao-gera-vinculo-de-emprego/327925066

    Informações relacionadas

    Guilherme Nascimento Neto, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    [Modelo] Contestação Cível - Contrato verbal; empreitada; abandono injustificado da obra; resolução do contrato; preliminar de incompetência da justiça comum

    Contrato de empreitada não gera vínculo de emprego

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    Quais os requisitos necessários para a caracterização da relação empregatícia? - Bárbara Damásio

    Henrique Celestino, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Ação de Restituição de Valor c/c Indenização por Dano Moral

    Contestação - TRT21 - Ação Reconhecimento de Relação de Emprego - Atord

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)