Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Empregado terceirizado da Caern é demitido por justa causa por não realizar corte do fornecimento

    A 5ª Vara do Trabalho de Natal (RN) manteve a demissão por justa causa de prestador de serviço da Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), que não realizava os cortes do fornecimento de água determinados pela empresa. De acordo com a juíza Anne de Carvalho Cavalcanti, ficou comprovado que ele recebia propina para não realizar as tarefas.

    O trabalhador foi contratado pela Cobrança ADV Ltda. "EPP, em junho de 2016, para prestar serviço para a Caern, sendo demitido por justa causa em agosto do mesmo ano. Na solicitação do processo (petição inicial), que ajuizou com o objetivo de reverter a justa causa, ele confirmou que deixou de realizar os cortes de água. No entanto, alegou que não houve uma sindicância que apurasse esses atos e que outros empregados recebiam propinas para não realizar as interrupções no fornecimento das residências, sem que tenham sido demitidos por isso.

    De acordo com a juíza, a admissão pelo trabalhador de que não realizava os cortes seria"suficiente para a dispensa imediata"dele, pela empresa. A própria petição inicial já bastaria para o enquadramento"jurídico feito à luz do art. 482,CLT e princípios vetores da aplicação da justa causa".

    A magistrada ressaltou ainda que, embora ele tenha negado o recebimento de propina de usuários do sistema,"a testemunha por ele mesmo apresentada"admitiu que o autor do processo e a própria testemunha, assim como vários colegas, adotavam a prática. Estaria, assim,"comprovado o ato de improbidade".

    A Caern apurou ainda que, na tentativa de comprovar que o serviço havia sido realizado, o ex-empregado falsificava assinaturas de moradores nas ordens de corte.

    Por fim, a juíza determinou que fosse expedido ofício ao Ministério Público e à Polícia Civil, comunicando a"conduta criminosa"dele e da sua testemunha no processo,"que recebiam propina para deixar de efetuar cortes no fornecimento de água das residências".









    Fonte: Tribunal Regional do Trabalho - 21ª Região

    Data da noticia: 20/02/2017

    • Publicações30288
    • Seguidores632712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações187
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregado-terceirizado-da-caern-e-demitido-por-justa-causa-por-nao-realizar-corte-do-fornecimento/432327658

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)