Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGU protocola no STF defesa da reforma da Previdência em ação movida pela CNTM

    A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou, no Supremo Tribunal Federal (STF), manifestação na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 440, ajuizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), contra a reforma da Previdência (Proposta de Emenda à Constituição nº 287/2016).

    A entidade defende que a proposta desconsidera preceitos fundamentais dos artigos 193, 195 e 60, parágrafo 4º, inciso IV, da Constituição Federal (CF). Para a CNTM, os dispositivos, especialmente o artigo 60 da CF, deveriam ser interpretados de forma a abarcar os direitos sociais.

    A Confederação também entende que a proposta de reforma da previdência estaria fundamentada em dados controversos e desprovidos de estudos técnicos complexos, como a afirmação do Governo Federal de que a previdência social seria deficitária.

    Manifestação

    A AGU ressalta que a ADPF é descabida, por tratar de objeto não previsto na Lei nº 9.882/1999. Segundo a norma, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental deve ser usada para evitar ou reparar lesão resultante de ato do poder público.

    “No caso da Reforma da Previdência em estudo, questiona-se a validade do ato cuja formação ainda não foi devidamente finalizada no âmbito do Congresso Nacional e que está sujeito a modificações substanciais, bem como à eventual não aprovação pelo Poder Legislativo”, esclarece.

    A Advocacia-Geral lembrou que “a proposta tem sido objeto de intenso debate no âmbito do Parlamento, o qual submeteu a matéria a sucessivas audiências”. Até agora, a PEC 287/2016 já recebeu 164 propostas de emendas para alteração do texto original.

    A AGU também ressaltou que os projetos de atos normativos, sejam leis ou emendas constitucionais, não podem ser impugnados mediante a ADPF, pois não se caracterizam como atos do poder público capazes de produzir efeitos jurídicos, já que o respectivo ciclo de formação ainda não se encerrou. A jurisprudência neste sentido, consolidada pelo próprio STF em julgamentos como o da ADPF nº 43, foram citados para corroborar com a tese da Advocacia-Geral.

    Equilíbrio

    A AGU demonstrou, na manifestação, que para o regime de previdência brasileiro funcionar adequadamente, “mostra-se essencial a observância dos critérios que preservem seu equilíbrio, financeiro e atuarial, como previsto nos artigos 40 e 201 da Constituição”. Este equilíbrio pode ser definido como o saldo positivo entre as respectivas receitas e despesas, no momento atual e em sua perspectiva para o futuro.

    Neste sentido, a AGU defende que o poder público “goza de discricionariedade e autonomia para alterar aspectos específicos da prestação de determinado direito social, sem que isso implique modificação do seu núcleo fundamental”.

    A Advocacia-Geral ainda esclarece no documento que as alterações previstas na Reforma da Previdência “objetivam não apenas conferir uma maior sustentabilidade financeira ao sistema, como também se destinam a corrigir distorções na concessão de benefícios sociais, promovendo uma maior distribuição de renda e incentivo à inserção do indivíduo no mercado de trabalho”.

    A relatora do caso é a ministra Rosa Weber.

    Ref.: ADPF 440 – STF.

























    Fonte: Advocacia Geral da União

    Data da noticia: 17/04/2017

    • Publicações30288
    • Seguidores632714
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-protocola-no-stf-defesa-da-reforma-da-previdencia-em-acao-movida-pela-cntm/449421898

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)