Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Servidor aposentado não pode acumular proventos com remuneração de estagiário

    Por receber proventos, servidor aposentado permanece vinculado à Administração Pública, logo, não pode ser remunerado por estágio em órgão público, situação vedada pela Constituição Federal. Foi esse o entendimento do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), ao julgar Mandado de Segurança de candidato a estágio do próprio órgão.

    O autor do MS, que também é servidor estadual aposentado, pretendeu atacar decisão do diretor-geral (DG) do TRT6, que concluiu que “É vedada a participação, no programa de estágio remunerado, de candidato ocupante de cargo público ou que realize outro estágio”. A proibição que embasou a decisão do DG se trata do teor do artigo , parágrafo único, do Ato TRT-GP nº 073/2012, que regulamenta o programa de concessão de estágio no âmbito do TRT-PE. Ao analisar o ato, o diretor-geral interpretou que a regra também se aplica aos candidatos que percebem proventos de aposentadoria decorrentes de vínculo com a Administração Pública.

    Em seu voto, o relator, desembargador Eduardo Pugliesi, entendeu que “não seria razoável se fazer distinção entre servidores ativos e inativos para efeito da vedação contida na norma regulamentar, pois o fundamento para sua restrição é a existência de vínculo jurídico com a Administração Pública, o qual não se extingue após a aposentadoria”.

    Para embasar seu posicionamento, o desembargador também trouxe as regras descritas no artigo 37, incisos XVI, XVII e § 10º, da Constituição Federal, que vedam a acumulação remunerada de cargos públicos, ressaltando que a proibição se estende a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público. Além disso, o dispositivo também veta a percepção simultânea de proventos de aposentadoria com a remuneração de cargo, emprego ou função pública.

    Para o relator, a questão se resolve pelo exame do caput do artigo 7º do ato nº 073, segundo o qual: “Mediante assinatura do termo de compromisso, o estagiário obriga-se a cumprir as normas disciplinares estabelecidas para os servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, bem como declara conhecer sua condição especial de servidor público para fins civis e criminais”. Dessa maneira, concluiu que estagiário do Tribunal “ostenta condição de servidor público lato sensu”, destacou.

    O desembargador sublinhou, ainda, que a remuneração do estágio também consta na dotação orçamentária, isto é, “tem o erário público como fonte pagadora, e, por isso, sua acumulação com os proventos de aposentadoria de servidor público também se insere na regra constitucional proibitiva”. O voto foi seguido pela maioria do Pleno.









    Fonte: Tribunal Regional do Trabalho - 6ª Região

    Data da noticia: 04/07/2017

    • Publicações30288
    • Seguidores632712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações720
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidor-aposentado-nao-pode-acumular-proventos-com-remuneracao-de-estagiario/474689219

    Informações relacionadas

    JurisWay
    Notíciashá 7 anos

    Servidor aposentado não pode acumular proventos com remuneração de estagiário

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)