Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRT condena empresa a comprovar inscrição de empregado na RAIS, sob pena de arcar com indenização substitutiva de abono salarial

    A Relação Anual de Informações Sociais – RAIS é um importante instrumento de coleta de dados adotado pela gestão governamental do setor do trabalho. Os dados coletados pela RAIS constituem expressivo material para atendimento, dentre outras, das necessidades relacionadas à identificação dos trabalhadores com direito ao abono salarial PIS/PASEP.

    O desembargador Marcelo Lamego Pertence, integrante da 7ª Turma do TRT mineiro, julgou favoravelmente o recurso de um trabalhador, modificando decisão que havia negado o seu pedido de indenização substitutiva em relação às RAIS’s, referentes aos anos laborados de 2011 a 2013. O juiz de 1º grau entendeu indevida a indenização em razão da falta de provas do preenchimento dos requisitos exigidos pelo artigo da Lei 7.998/90. Mas, para o desembargador, a questão merece outro desfecho.

    Como esclareceu, para o acesso ao abono anual do PIS, é fundamental a inscrição, a cargo do empregador, dos dados do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano-base considerado para a concessão do benefício, em consonância com o disposto no Decreto 76.900/75. Assim, competia à empregadora, uma indústria e comércio do ramo moveleiro, o ônus de provar a regular inscrição do trabalhador na RAIS em 2011, 2012 e 2013, considerando que é por meio desses dados que a Caixa Econômica Federal credencia ou habilita o empregado ao abono anual do PIS.

    Ademais, conforme averiguou o julgador, o empregado preencheu os requisitos legais para a percepção do abono, quais sejam: a) remuneração mensal média inferior a dois salários mínimos durante o ano-base considerado para atribuição do benefício; b) desempenho de atividade remunerada durante pelo menos 30 dias no ano-base; c) cadastramento há pelo menos cinco anos no Fundo de Participação PIS-PASEP ou no Cadastro Nacional do Trabalhador (artigo 239, § 3º, da CF/88 e artigo da Lei 7.998/90).

    Nesse cenário, e estando preenchidas as condições para acesso ao benefício, o julgador entendeu configurado o dano passível de indenização (artigos 186 e 927 do Código Civil). Assim, o relator condenou a empregadora a apresentar os documentos comprobatórios da regular inscrição do trabalhador, para efeito de habilitação ao benefício do abono salarial, sob pena de pagamento de indenização substitutiva.

    Processo PJe: 0010854-25.2015.5.03.0097 (RO) — Acórdão em 19/10/2017









    Fonte: Tribunal Regional do Trabalho - 3ª Região

    Data da noticia: 20/11/2017

    • Publicações30288
    • Seguidores632715
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações107
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-condena-empresa-a-comprovar-inscricao-de-empregado-na-rais-sob-pena-de-arcar-com-indenizacao-substitutiva-de-abono-salarial/522054289

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)