Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sétima Câmara isenta Fundação Casa do pagamento de adicional de periculosidade a agente de apoio socioeducativo

    A 7ª Câmara do TRT-15 deu provimento ao recurso da reclamada, Fundação Casa – Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, para afastar a condenação ao pagamento do adicional de periculosidade ao reclamante, que exerce a função de agente de apoio socioeducativo.

    Em seu voto, a desembargadora Luciane Storel da Silva registrou que a normatização sobre o adicional de periculosidade foi alterada com a edição da Lei n.º 12.740/2012, que deu nova redação ao caput do artigo 193 da CLT e introduziu os incisos I e II e o parágrafo 3º, destacando que a redação do inciso II baseou-se nas disposições do art. 10 da Lei n.º 7.102/1983, que discrimina as atividades consideradas de segurança pessoal e patrimonial.

    Desse modo, assinalou a relatora que "considerando que a Lei n.º 7.102/1983 e o respectivo Regulamento aprovado pelo Decreto n.º 89.56/1983 já detalham quais são as atividades de segurança pessoal e patrimonial, é de se concluir que a hipótese vertida nos autos, em que o reclamante exercia a função de agente de apoio socioeducativo na Fundação Casa, órgão destinado à execução de medidas socioeducativas a adolescentes que praticaram atos infracionais, não se enquadra na hipótese descrita no inciso II do art. 193 da CLT, não havendo hipótese legal que respalde a pretensão".

    A relatora acrescentou que o adicional previsto nas Leis Complementares Estaduais 315/1983 e 825/1997 é aplicável somente aos estabelecimentos penitenciários. Contudo, ponderou a magistrada, a Fundação Casa "faz parte da administração indireta, sendo vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e não à Secretaria da Administração Penitenciária, não se tratando, pois, de instituição prisional".

    Por fim, o acórdão destacou que o autor já recebe a Gratificação por Regime Especial de Trabalho – GRET, no valor de 30% do seu salário-base, em razão de seu contato com menores infratores. (Processo 0002204-37.2013.5.15.0125)







    Fonte: Tribunal Regional do Trabalho - 15ª Região

    Data da noticia: 22/02/2018

    • Publicações30288
    • Seguidores632715
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações224
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/setima-camara-isenta-fundacao-casa-do-pagamento-de-adicional-de-periculosidade-a-agente-de-apoio-socioeducativo/547898165

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)