Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Membros da mesma família fraudavam a Previdência no Rio

    A Força-Tarefa Previdenciária cumpre, na manhã desta quinta-feira (20), quatro mandados de busca e apreensão na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A ação combate fraudes em benefícios previdenciários de um grupo criminoso composto por uma advogada e seus familiares.

    A advogada já havia sido presa em 2015, durante a operação Boneco, também da Força-Tarefa Previdenciária. Mesmo após a prisão da advogada, contudo, o grupo criminoso continuava recebendo aposentadorias e pensões previdenciárias, concedidas para os integrantes da quadrilha. O grupo usava os próprios nomes ou de personagens criados por eles, valendo-se de documentos falsos para comprovar a condição de dependentes, como cônjuges, companheiros ou filhos menores de idade; ou de certidões de casamento e de nascimento e de comprovação de tempo de contribuição em vínculo empregatício inexistente.

    As investigações revelaram ainda que o grupo atuava desde a década de 1990, praticando fraudes em benefícios previdenciários. O prejuízo causado pelo pagamento dos 14 benefícios identificados pela Inteligência Previdenciária totaliza o valor de R$ 2,9 milhões. No entanto, a interrupção dos pagamentos dos benefícios fraudulentos evitará um desvio de mais R$ 9 milhões, levando-se em consideração o tempo em que seriam pagos, com base na expectativa de vida média da população brasileira.

    Os investigados responderão pelos crimes de uso de documento falso e de estelionato previdenciário.

    A operação teve a participação de 32 policiais federais e três servidores da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. Recebeu o nome de “Em Família”, em alusão ao fato de que os fraudadores pertencem à mesma família, usando os próprios nomes ou de personagens criados.

    Força-Tarefa Previdenciária – A Força-Tarefa Previdenciária é integrada pela Secretaria de Previdência, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, combatendo de maneira integrada os crimes contra o sistema previdenciário. Na Secretaria de Previdência, a COINP é a área de inteligência responsável por identificar e analisar as distorções que envolvem indícios de fraudes estruturadas contra a Previdência.









    Fonte: Secretaria de Previdência Social

    Data da noticia: 21/09/2018

    • Publicações30288
    • Seguidores632714
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/membros-da-mesma-familia-fraudavam-a-previdencia-no-rio/628409258

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)