Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério fiscaliza jornada de trabalho de caminhoneiros no MT

    Uma operação do Grupo Especial de Fiscalização do Trabalho em Transportes (Getrac), com apoio de auditores-fiscais de Mato Grosso e da Polícia Rodoviária Federal, realizada nesta sexta-feira (26), abordou motoristas de 32 caminhões na BR-163, em Rondonópolis (212 km de Cuiabá). O objetivo foi fiscalizar o cumprimento da lei que trata da jornada de trabalho do motorista do transporte rodoviário de cargas.

    As infrações mais comuns identificadas, segundo o coordenador da ação e do Getrac, auditor-fiscal do Trabalho Jansen de Lima e Silva, foram a ausência de controle de jornada e de descanso em um intervalo mínimo entre jornadas. “Muitas empresas exigem do motorista o cumprimento de jornadas exaustivas, com extrapolação de jornada e sem cumprimento das paradas obrigatórias para descanso. Isso coloca em risco a segurança de todos. Ações fiscais como a realizada em Rondonópolis são constantes e fazem parte do planejamento de fiscalização da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho”, afirma.

    Os caminhoneiros, responsáveis pelo transporte de 60% de toda a carga no país, formam a categoria profissional que registra mais mortes por acidentes de trabalho. Cerca de 15% de todos os óbitos relacionados às atividades laborais no país são de motoristas de caminhão, que também ocupam o segundo lugar em incapacidades permanentes. Nos últimos cinco anos, morreram 2.780 trabalhadores do transporte terrestre, e 5.400 sofreram acidentes com sequelas permanentes.

    Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) de 2016 demonstra que a média de idade dos motoristas é de 44,3 anos e a renda média líquida, de R$ 3,9 mil. A frota gira em torno de 13,9 anos e roda 10 mil km/mês, sendo que o caminhoneiro trabalha 11,3 horas por dia, o que favorece a ocorrência de acidentes graves.

    Getrac - O Getrac inspeciona empresas do setor de transporte de carga, embarcadores de grande porte e empresas de transporte interestadual de passageiros. Entre as prioridades do grupo estão a prevenção de infrações relacionadas à legislação trabalhista, especialmente a sobrecarga laboral e as que possam representar risco à segurança e saúde dos trabalhadores.







    Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

    Data da noticia: 30/10/2018

    • Publicações30288
    • Seguidores632713
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-fiscaliza-jornada-de-trabalho-de-caminhoneiros-no-mt/643562738

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)