Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Trabalhador que não justifica ausência em audiência só poderá ajuizar nova ação após pagar custas

    A 9ª Turma do TRT mineiro manteve a sentença que extinguiu a ação de um trabalhador, sem resolução do mérito, porque, em demanda anterior, ele se ausentou injustificadamente da audiência, gerando o arquivamento da ação, e ainda deixou de pagar as custas processuais.

    A decisão, de relatoria da desembargadora Maria Stela Álvares da Silva Campos, baseou-se nos parágrafos 2º e do artigo 844 da CLT, acrescidos pela reforma trabalhista (Lei 13.467/2017) em vigor desde 11/11/2017. Pelas novas regras, o trabalhador que, sem motivo justo, não comparecer à primeira audiência, terá que pagar as custas do processo, mesmo que seja beneficiário da justiça gratuita. E mais: ele apenas poderá propor nova ação após pagar as custas processuais. De acordo com a relatora, as regras do artigo 844 da CLT visam a evitar abusos no exercício do direito de ação.

    A magistrada registrou que a 9ª Turma não adota o entendimento contido na Súmula 72 do TRT mineiro, a qual considera que os novos dispositivos (parágrafos 2º e 3º do artigo 844 na redação dada pela Lei 13.467/2017) ofendem os princípios constitucionais do acesso ao Judiciário, da isonomia e da concessão da justiça gratuita aos necessitados (artigo , incisos XXXV e LXXIV da Constituição Federal). É que, conforme explicou a relatora, o autor poderá sim ajuizar nova ação, não havendo impedimento, mas apenas uma consequência processual, prevista em lei, decorrente da omissão da parte que não compareceu à audiência e não justificou a ausência.

    Lembrou a relatora que a constitucionalidade dos parágrafos 2º e do artigo 844 da CLT, entre outros incluídos pela Reforma Trabalhista e referentes ao pagamento de custas, já foi arguida na Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADI 5766, proposta pelo procurador geral da República, que se encontra em trâmite perante o STF e ainda pendente de decisão. Dessa forma, não caberia ao TRT-MG antecipar o entendimento sobre a matéria.

    O artigo 844 § 3º é claro ao dispor que "o pagamento das custas a que se refere o § 2º é condição para a propositura de nova demanda, o que faz irretocável a decisão ora recorrida”, arrematou a relatora, rejeitando o recurso do trabalhador, no que foi acompanhada pela Turma.

    Processo PJe: 0010962-62.2018.5.03.0028 (RO) — Acórdão em 17/12/2018









    Fonte: Tribunal Regional do Trabalho - 3ª Região

    Data da noticia: 11/03/2019

    • Publicações30288
    • Seguidores632720
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações111
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhador-que-nao-justifica-ausencia-em-audiencia-so-podera-ajuizar-nova-acao-apos-pagar-custas/683849467

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)