Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cinco resgatados de trabalho análogo a de escravo em ação fiscal na divisa de SC e PR

    Uma operação realizada de 10 a 19 setembro na região dos municípios de Passos Maia, em Santa Catarina, e Coronel Domingos Soares, no Paraná, na divisa dos dois estados, resultou no resgate de cinco trabalhadores submetidos a condições análogas às de escravo. A ação fiscal, conduzida pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), coordenado pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), contou com a participação da Defensoria Pública da União (DPU) e da Polícia Federal.

    Em Passos Maia, em um estabelecimento rural cuja atividade é o corte de árvores de pinus, foram encontrados 17 trabalhadores, todos em situação de informalidade, entre eles cinco trabalhadores submetidos a condições análogas à de escravo.

    O grupo estava alojado em um imóvel em precárias condições de higiene. Havia um fogão à lenha instalado no mesmo cômodo utilizado como dormitório, representando alto risco de propagação do fogo para as instalações e sujeitando os trabalhadores a risco de intoxicação por fumaça. O fato de ser um imóvel de madeira, em sua maior parte, com precárias instalações elétricas, elevava o risco de incêndio.

    Os trabalhadores resgatados receberam do empregador o pagamento das verbas rescisórias, diante dos integrantes do GEFM (em um total de R$19.285,01) e terão direito a três parcelas do seguro-desemprego do trabalhador resgatado, cujos requerimentos foram efetuados pelos auditores-fiscais do Trabalho. Um adolescente, que operava uma motosserra, foi afastado de suas atividades e teve seus direitos trabalhistas pagos pelo empregador, além de um valor estipulado pela DPU, a título de dano moral individual, totalizando R$4.888,33. Foram lavrados 15 autos de infração contra o empregador.





    Fonte: Secretaria Especial do Trabalho e Previdência Social

    Data da noticia: 20/09/2019

    • Publicações30288
    • Seguidores632710
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cinco-resgatados-de-trabalho-analogo-a-de-escravo-em-acao-fiscal-na-divisa-de-sc-e-pr/759489148

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)