Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fiscalização do Trabalho resgata 18 trabalhadores de condição análoga à de escravo no Pará

    Dezoito trabalhadores foram resgatados de condição análoga à de escravo em dois estabelecimentos rurais do município de Uruará, na região de Altamira, sudoeste do Pará. A operação, coordenada pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) do Ministério da Economia, com apoio da participação da Defensoria Pública da União e da Polícia Federal, ocorreu entre 10 e 19 de setembro.

    Na primeira fazenda, foram encontrados oito trabalhadores, sendo sete alojados em barracos de lona. O oitavo trabalhador dormia em um pequeno depósito utilizado para armazenamento de produtos diversos, como ração para animais, sal pecuário, motosserras, bombas de aplicação de agrotóxicos e produtos de uso veterinário, como larvicidas. Eles trabalhavam na derrubada da mata nativa para formação de pastagem.

    Na segunda propriedade rural fiscalizada havia mais 10 trabalhadores em condição análoga à de escravo em atividade de preparo do pasto, aplicação de herbicida e manejo de rebanho bovino. Cinco estavam alojados em sistema de moradia coletiva de famílias e os demais, divididos em dois barracos de lona instalados em regiões de difícil acesso no interior da fazenda.

    Irregularidades

    Segundo o coordenador da operação, o auditor-fiscal do Trabalho André Dourado, nos dois casos os trabalhadores não tinham acesso à água potável, água limpa para higiene, preparo de alimentos e demais necessidades, e instalações sanitárias. Também não havia local adequado para preparo, consumo e conservação de refeições e os salários eram pagos fora do prazo legal.

    Os dois empregadores entraram em acordo para pagar as verbas trabalhistas devidas e rescisórias e indenizações por danos morais. Os trabalhadores foram afastados das atividades e receberão Seguro-Desemprego especial para resgatado, que corresponde a três parcelas no valor de um salário mínimo (R$ 998) cada. Eles também foram encaminhados a órgãos assistenciais de acolhimento.

    As irregularidades trabalhistas e de saúde e segurança constatadas nos estabelecimentos rurais resultaram na lavratura de 93 autos de infração.











    Fonte: Secretaria Especial do Trabalho e Previdência Social

    Data da noticia: 23/09/2019

    • Publicações30288
    • Seguidores632711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fiscalizacao-do-trabalho-resgata-18-trabalhadores-de-condicao-analoga-a-de-escravo-no-para/760121216

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)